nanotecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1274 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigo da TECTUDO.
Em 2008, respondendo ao lançamento de várias novas tecnologias móveis, a Nokia anuncia, através de uma parceria com a Universidade de Cambridge e o Nokia Research Center (NRC – Centro de Pesquisas da Nokia) , um novo conceito em aparelhos móveis. A ideia é pensar nas possibilidades oferecidas pela nanotecnologia para montar um novo aparelho revolucionário.
O projeto é oNokia Morph. A princípio não é um projeto para um novo telefone celular, mas sim um conceito novo de desenvolvimento tecnológico. Pensou-se em como as ideias e desenvolvimentos em nanotecnologia podem ser integrados para desenvolver um aparelho móvel, mais prático, simples e interativo.
Só que esse conceito não é só para integrar ideias já existentes de nanotecnologia, mas também para se pensar emcomo utilizar a qualidade dos átomos e moléculas para criar tudo o que já se imaginou. Alguns dos objetivos que projetaram era um produto autolimpante, maleável, resistente, transparente e alimentado por energia solar. Será que tudo isso é possível em um aparelho pequeno, leve e confortável?
A Nanotecnologia
Para se alcançarem estes objetivos, precisou-se pensar bastante em como a nanotecnologiafunciona. Se você não conhece ou sabe o que é isso, leia este artigo, O que é Nanotecnologia.
Utilizando a estrutura atômica e molecular de maneira mais eficiente, pode-se pensar em maneiras melhores de criar novos materiais. O Nokia Morph teria seus circuitos eletrônicos e estrutura inteiramente feitos em escala nano para permitir isso. O primeiro objetivo a ser alcançado com isso é odesenvolvimento de um material transparente. Isso é possível ao alinhar os componentes do circuito de tal forma que permitam a luz passar com o mínimo de interferência.
Ao fazer isso, pode-se também fazer com que a luz passe ou seja emitida com interferência suficiente para criar uma determinada cor ou imagem. A estrutura do aparelho iria então projetar tal imagem, da forma como acontece nas novas telasAMOLED. Integrar a tecnologia das telas AMOLED com os avanços da nanotecnologia permitirá alcançar esse objetivo proposto pela Nokia.
Outra forma de se utilizar a nanotecnologia é alinhar moléculas de tal forma a criar equipamentos super-resistentes, ao mesmo tempo em que se podem realinhá-las para deixar o mesmo material flexível. Sabe-se que isso é possível através do conhecimento do comportamentodas moléculas de carbono: com ele cria-se o material mais resistente conhecido até hoje, o diamante, e um dos mais frágeis, o grafite. Desenvolvendo a tecnologia correta, pode-se conseguir alinhar e realinhar o material do aparelho para construir dispositivos ao mesmo tempo flexíveis e resistentes.
A Nova Tecnologia
As ideias de desenvolvimento de nanotecnologia não param no que já se conhece.A NRC quer desenvolver novas formas de alinhamento das moléculas para criar dispositivos nanotecnológicos a serem utilizados em seus aparelhos. Seus dois conceitos principais são a nanoflor (livre tradução do inglês nanoflower) e a nanograma (livre tradução do inglês nanograss, não confundir com a unidade de peso, o nanograma, equivalente a um bilionésimo de um grama).
A nanoflor seria aorganização das moléculas de tal forma que elas se tornariam repelentes ou que não oferecessem pontos ou superfícies para nenhum produto grudar ou permanecer nelas. Ela tem esse nome porque sua estrutura seria parecida com uma flor em escala nano. Essa forma impediria a existência de pontas ou cantos para servirem de “gancho” para água, mel, sujeira ou suor e seria até capaz de não grudar as impressõesdigitais do usuário, compostas basicamente de micropartículas de gordura presas na superfície do objeto. Assim, a Nokia poderia desenvolver um produto sensível ao toque que não sofresse com a sujeira das mãos ou do ambiente.
Já a nanograma seria a responsável em captar energia solar. Na escala nano, ela funcionaria como um grande gramado, coberto por nanofilamentos fotossensíveis. Cada filamento...
tracking img