Nanotecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos de nanotecnologia

Quando se fala de nanotecnologia deve-se saber que os cientistas sempre usam o prefixo “nano” por causa do tamanho dessas estruturas, que atingem 10 elevados a -9 metros. Essa tecnologia só existente em laboratórios e indústria requerem equipamentos de alta precisão. O nome nanotecnologia só foi designado por causa dessa unidade de media, já que 1 mm tem umadiferença muito grande em relação à 1nm.

Como começou a nanotecnologia?

Richard Feynman foi um físico americano que fora o primeiro a falar a respeito da nanotecnologia, em uma de suas palestras e comentou brevemente um conceito dessa tecnologia. Sua ideia era a de manipular átomos e moléculas em estruturas muito pequenas, tão pequenas que o ser humano nem conseguiria enxerga-la.

Uso dananotecnologia

Basicamente a nanotecnologia é usada em muitos produtos pelo qual às vezes passar desperdiçada. Mas um bom exemplo seria os computadores. Os processadores são formados por nanotecnologia, assim como placas de vídeo e vídeo games que se não fosse pela nanotecnologia, eles seriam do tamanho de caixas enormes quase do tamanho de geladeiras como os computadores já foram.
Novas tecnologiasde nanotecnologias estão vindo para nos ajudar na informática, como por exemplo, o Memristor, o novo componente da eletrônica que deve utilizar a tecnologia para modificar totalmente o sistema de armazenamento e de memória dos computadores e o novo processador da Intel em que esta sendo desenvolvido para trabalhar em uma escala de 22nm (lembrando que um átomo tem 0,1nm).

Nanomedicina

Ananotecnologia deve ter seu maior impacto na indústria médica. Pacientes beberão líquidos contendo nanorrobôs programados para atacar e reconstruir a estrutura molecular das células do câncer e dos vírus. Há até uma especulação de que os nanorrobôs poderiam atrasar ou reverter o processo de envelhecimento, e a expectativa de vida poderia aumentar significativamente. Os nanorrobôs também poderiam serprogramados para realizar cirurgias delicadas, eles trabalhariam num nível milhares de vezes mais preciso que o mais afiado dos bisturis. Ao trabalhar em uma escala tão pequena, um nanorrobô poderia operar sem deixar as cicatrizes que uma cirurgia convencional deixa. Além disso, os nanorrobôs poderiam mudar sua aparência física. Eles poderiam ser programados para realizar cirurgias cosméticas,rearranjando seus átomos para mudar suas orelhas, seu nariz, sua cor de olho ou qualquer outra característica física que você desejasse alterar.
A nanomedicina é um dos ramos mais promissores da medicina contemporânea, retendo boa parte dos esforços científicos na busca de novos tratamentos para doenças como o câncer e a AIDS, entretanto a nanomedicina ainda depende de muitos avanços científicos etecnológicos, já que a tecnologia necessária para a aplicação da nanomedicina ainda é muito imatura.
Existem dois tipos sendo pesquisados e desenvolvidos: os orgânicos, também denominados bionanorrobôs, e os inorgânicos. Bionanorrobôs serão fabricados a partir de estruturas de DNA e materiais orgânicos inspirados em bactérias e vírus programados. Sua função será identificar bactérias e vírus comação negativa dentro do corpo e destruí-los. Os inorgânicos serão revestidos com estruturas de diamantes mecanicamente manipuladas e terão aplicações mais amplas e complexas, como realizar cirurgias não invasivas e enviar medicamentos a células e órgãos específicos.
Os nano-robôs poderiam substituir os antibióticos, que se diluem ao entrarem no nosso corpo. Já os nano-robôs poderiam ir diretamente aolocal da infecção (por exemplo) e fazer uma pequena medicação, reduzindo os efeitos colaterais.

Riscos e problemas

Na questão econômica, hoje em dia as novas tecnologias são inventadas para que sejam usadas daqui a 10 ou 20 anos, por conta do seu grande custo. Uma tecnologia tão cara como essa poderia aumentar a disparidade entre os ricos e os pobres.
Como os elementos em nanoescala se...
tracking img