Nanotecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Revisão bibliográfica

Nanômetro

Um nanômetro é a subunidade do metro, correspondente a 1,0×10^-9 metros. Tem como símbolo o nm.

Átomo

O átomo constitui a menor partícula de um elemento que participa em reações químicas e pode ou não existir de maneira independente. Uma vez partilhados eletronicamente os átomos podem possuir entre si uma ligação tão forte que para separá-los énecessária uma quantidade razoável de energia, portanto, permanecem juntos. Estas combinações são chamadas de moléculas.
Os átomos são constituídos por: prótons, com carga elétrica positiva; nêutrons, sem carga elétrica; eletrões, com carga elétrica negativa.
Nanotecnologia

Podemos começar definindo o que seria nanociência: é o estudo de materiais nanoparticulados e de suas propriedades, a pesquisade materiais em escala nanométrica, nanoestruturas. Partindo deste princípio Nanotecnologia seria a aplicação destas nanoestruturas em dispositivos nanoescalares utilizáveis, com o objetivo de desenvolver materiais com propriedades melhoradas ou totalmente novas.

Tabela 1. Pequena cronologia da nanotecnologia

1959 - Conferência de Richard Feynman, na Reunião da Sociedade Americana deFísica. 1966 - Viagem Fantástica (Fantastic Voyage), filme baseado no livro de Isaac Asimov. 1974 - Norio Taniguchi cunha o termo nanotecnologia. 1981 - Trabalho de Gerd Binnnig e Heinrich Rohrer, criadores do microscópio eletrônico de tunelamento (scanning tunneling microscope). 1985 - Descoberta dos fulerenos, por Robert Curl, Harold Kroto e Richard Smalley. 1986 - Publicação do livro de EricDrexler, “Engines of Creation”. 1989 - Donald Eigler escreve o nome IBM com átomos de xenônio individuais. 1989 - Descoberta dos nanotubos de carbono, por Sumio Iijima, no Japão. 2000 - Administração Clinton lança no California Institute of Technology, a National Nanotechnology Initiative. 2001 - Cees Dekker, biofísico holandês, demonstrou que os nanotubos poderiam ser usados como transistores ououtros dispositivos eletrônicos. 2001 - Equipe da IBM (EUA) constrói rede de transistores usando nanotubos, mostrando mais tarde o primeiro circuito lógico à base de nanotubos. 2002 - Chad Mirkin, químico da Northwestern University (EUA), desenvolve plataforma, baseada em nanopartículas, para detecção de doenças contagiosas. |

Nanotecnologia e os Desafios para o Futuro.

Ananotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas em um tamanho muito menor que o original, usando as técnicas e ferramentas para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado.









Se conseguirmos este sistema de engenharia molecular, o resultado será uma nova revolução industrial. Além disso, teria também importantes consequências econômicas,sociais, ambientais e militares. Durante uma palestra para a Sociedade Americana de Física em 1959, o físico americano Richard Feynman (1918-1988) apresentou seu projeto para uma nova pesquisa. O estudo era baseado na possibilidade de poder organizar os átomos da maneira que desejarmos. Porém essa ideia era muito avançada para época. Após trinta anos, a ideia de Feynman toma forma na ciência domuito pequeno, a nanotecnologia, denominada dessa forma porque seus objetos de estudo costumam ser medidos em nanômetros.
http://4.bp.blogspot.com/_Gz6-ZtgU1Ac/TJdj1j2EhRI/AAAAAAAAAoA/4EWwLWIvdjk/s320/23_MHG_nanotecnologia5.jpg
Um nanômetro (nm) equivale a um bilionésimo de metro. A pergunta de Richard Feynman foi: O que aconteceria se pudéssemos manipular os átomos? Obteve uma resposta que foidada pelos cientistas que os manipulam hoje. Segundo os cientistas, através de uma provável manipulação da movimentação do átomo, seria possível construir supercomputadores que caibam no bolso, colocar microssondas para fazer testes sanguíneos dentro do corpo humano, etc. Tudo isso gira em torno de previsões e suposições, as quais poderão tornar-se realidade em um futuro não muito distante. A...
tracking img