Nanotecnologia na medicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Núcleo: O núcleo é a estrutura celular que caracteriza as células eucarióticas. O núcleo é o responsável pelo controle do metabolismo celular, pois nele estão contidos os cromossomos, que contém osgenes. Os genes comandam a síntese de proteínas na célula e constituem o genoma do indivíduo.
Nucléolo: são organóides presente em células eucarióticas, ligados principalmente à coordenação doprocesso reprodutivo das células (embora desapareça logo no início da divisão celular) e ao controle dos processos celulares básicos, pelo fato de conter trechos de DNA específicos, além de inúmerasproteínas associadas ou não a RNA.
Cromossomos: Cromossomos (Kroma=cor, soma=corpo) são filamentos espiralados de cromatina, existente no suco nuclear de todas as células, que coram intensivamente com uso decorante citológico(carmin acético, orceína acética, reativo de Schiff), composto por DNA e proteínas, sendo observável à microcopia de luz durante a divisão celular.
Homólogos: Cada membro de um parde cromossomos geneticamente equivalentes, presentes em uma célula diplóide, apresentando a mesma seqüência de lócus gênico. 
Cromatina: ao complexo de DNA e proteínas (que juntas denomina-secromossomo) que se encontra dentro do núcleo celular nas células eucarióticas. Os ácidos nucléicos encontram-se geralmente na forma de dupla-hélice. As principais proteínas da cromatina são as histonas. Ashistonas H2A, H2B, H3 e H4 se unem formando um octâmero denominado nucleossomos, enquanto a histona H1 une os nucleossomos adjacentes, empacotando-os.
Numa célula eucariótica, quase todo o DNA estácompactado na cromatina. DNA é "empacotado" na cromatina para diminuir o tamanho da molécula (de DNA), e para permitir maior controle por parte da célula de tais genes. Grande parte da cromatina élocalizada na periferia do núcleo, possivelmente pelo fato de uma das principais proteínas associadas com a heterocromatina ligar-se a uma proteína da membrana nuclear interna.
" Cromatina é a...
tracking img