Nanotecnologia em tecidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO













NAnotecnologia em tecidos




















SÃO PAULO
2010

















nanotecnologia em tecidos








TRABALHO APRESENTADO SOB A ORIENTAÇÃO
DO PROFESSOR FULANO DE TAL
PARA A DISCIPLINA DE TÓPICOS ESPECIAIS EM TI








SÃO PAULO
2010

INTRODUÇÃO 4
1. NANOTECNOLOGIA 51.1. História 5
1.2. Funcionalidades 5
2. TENDÊNCIAS 6
3. PARTICIPAÇÃO NO MERCADO 7
3.1. Situação atual do mercado 7
3.2. Metas para 2010 8
3.3. Desafios 8
3.4. Nanotecnologia em tecido 8
3.4.1. Aplicação em tecidos 9
3.4.2. Roupa antibacteriana 9
3.4.3. Utilização nas empresas do ramo têxtil 10
4. VANTAGENS E DESVANTAGENS 10
5. CONCLUSÃO 11
6. REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS 12





INTRODUÇÃO



Há uma convergência multidisciplinar sem precedentes de cientistas dedicados a estudar um mundo tão pequeno que nós não conseguimos ver, este é o mundo da nanotecnologia, o reino dos átomos e das nanoestruturas.

O objetivo do nosso trabalho é apresentar a história da nanotecnologia suas funcionalidades, sua participação no mercado e sua prospecção.No entanto, a nanotecnologia ainda dá seus primeiros passos, visando obter o melhoramento dos sistemas de construção. Desta forma possibilitará a fabricação de produtos mais duráveis, limpos, seguros e inteligentes, tanto para a casa, como para as comunicações, os transportes, a agricultura, a medicina e a indústria em geral, beneficiando principalmente o meio ambiente.

Mas, há promessas de umfuturo, no qual a utilização dos átomos como unidade básica permitirá a construção de nano dispositivos capazes de realizar tarefas até agora inimagináveis pelo homem.




NANOTECNOLOGIA

Criada no Japão, a nanotecnologia busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando uma vida melhor ao homem.
O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novosmateriais a partir dos átomos (a estrutura básica da natureza).
A nanotecnologia está associada a diversas áreas (como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais) de pesquisa e produção na escala nano (escala atômica).
É uma área promissora, que dá apenas seus primeiros passos, mostrando resultados surpreendentes (na produção desemicondutores, nano compósitos, biomateriais, chips, entre outros).
Um dos instrumentos utilizados para exploração de materiais nessa escala é o MEV (Microscópio Eletrônico de Varredura).
O objetivo principal não é chegar a um controle preciso e individual dos átomos, mas elaborar estruturas estáveis com eles.


2 História


A palavra "nanotecnologia" foi popularizada por Eric Drexler, nos anos 80,referia-se à construção de máquinas em escala molecular, de apenas uns nanômetros de tamanho: motores, braços de robô, inclusive computadores inteiros, muito menores do que uma célula.

Drexler passou os seguintes dez anos a descrever e analisar esses incríveis aparelhos e a dar resposta às acusações de ficção científica. No entanto, a tecnologia convencional estava desenvolvendo a capacidade decriar estruturas simples à escala reduzida. Conforme a nanotecnologia se converteu num conceito aceito, o significado da palavra mudou para abranger os tipos mais simples de tecnologia à escala nanométrica.

A Instituição Nacional de Nanotecnologia dos Estados Unidos foi criada para financiar esse tipo de nanotecnologia: a sua definição inclui qualquer elemento inferior a 100 nanômetros compropriedades novas.


3 Funcionalidades


A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do menor elemento, usando as técnicas e ferramentas que estão serão desenvolvidas para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado.



[pic]
Figura 01 – Funcionamento da nanotecnologia


TENDÊNCIAS


• NANO ROBÔS
Até 2010, a ciência deverá ser capaz de construir...
tracking img