NANOTECNOLOGIA DE DNA - CATALIZAÇÃO DE ENZIMAS – FUTURO PROMISSOR EM APLICAÇÕES BIOMÉDICAS E DE ENERGIA

4130 palavras 17 páginas
NANOTECNOLOGIA DE DNA - CATALIZAÇÃO DE ENZIMAS – FUTURO PROMISSOR EM APLICAÇÕES BIOMÉDICAS E DE ENERGIA
Maio, 2014

Cientistas da Universidade do Estado do Arizona, em colaboração com colegas da Universidade de Michigan, publicaram no dia 25 de maio de 2014, um trabalho na revista Nature Nanotechnology sobre a utilização de moléculas de DNA no formato de um andaime (scaffold). Eles desenvolveram uma enzima 3-D formando uma cascata artificial que imita um importante caminho bioquímico que promete revelar-se para futuras aplicações biomédicas e de energia.
Pesquisadores do campo da nanotecnologia de DNA, aproveitando as propriedades de ligação dos blocos de constituição química do DNA, criaram de maneira imaginativa, estruturas em 2 e 3 dimensões para aplicações médicas, eletrônicas e de energia.
Na mais recente descoberta, a equipe de pesquisadores aceitou o desafio de imitar enzimas fora dos ambientes familiares da célula. Estas enzimas aceleraram reações químicas utilizadas em nossos corpos para a digestão dos alimentos em açúcares e de energia durante o metabolismo humano, por exemplo.
Em se tratando de enzimas, todas as partes móveis tem que ser rigidamente controladas e coordenadas, caso contrário, a reação não funciona. As partes móveis, que incluem moléculas como substratos e cofatores, cabem em um receptáculo enzimático complexo como uma bola de beisebol em uma luva. Uma vez que todas as partes químicas encaixam em seus lugares no receptáculo, os princípios ativos energéticos que controlam a reação se tornam favoráveis, e rapidamente fazem a química acontecer. Cada enzima libera seu produto, como um bastão entregue em uma corrida de revezamento, para a outra enzima realizar o próximo passo de um caminho bioquímico no corpo humano.
Para o novo estudo, os pesquisadores escolheram um par de enzimas universais, glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PDH) e malato desidrogenase (MDH), que são importantes para biossíntese.
"Desidrogenase são

Relacionados