Nanomateriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA

Nanomateriais

Daniel Vilanova Shoji – danielshoji@gmail.com - 075604
Diego Medeiros Domiciano – medeirosdmd@gmail.com - 070514
Felipe Mafra de Paiva – mafrafeg@yahoo.com.br - 062254
UNESP – Júlio de Mesquita Filho
Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá

Guaratinguetá - SP
SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.........................................................................................3

2. QUIÍMICA DE MATERIAIS E QUÍMICA DOS MATERIAIS.............5

3. HISTÓRICO..............................................................................................6

4. CONCEITOS BÁSICOS...........................................................................6

5.ESTRUTURA.........................................................................................11

6. APLICAÇÕES E ESTADO DA ARTE .................................................14

7. CUSTOS.....................................................................................................

8. A QUÍMICA DE NANOMATERIAIS NO BRASIL...............................

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................10. BIBLIOGRAFIA...................................................................................14

1. INTRODUÇÃO

Toda matéria é um material em potencial. A linha divisória para que algo possa ser tratado como um material corresponde ao momento em que alguma de suas propriedades (óticas, magnéticas, mecânicas, catalíticas, elétricas etc.) lhe confira uma função específica.
Materiaispodem ser definidos como “substâncias (ou mistura de substâncias) que possuem propriedades que as tornam úteis em produtos, dispositivos, estruturas e máquinas” [1]. Nota-se que esta definição faz uma clara conexão entre materiais e utilidades.
A importância dos materiais na vida humana é tão significativa, que as diferentes eras do início da civilização foram definidas de acordo com a relação(e o domínio) do homem com os materiais: idade da pedra, do bronze, do ferro. A utilização de materiais para proteção, alimentação, vestimenta, moradia etc. não só distingue a raça humana dos outros animais, como também garantiu (e garante) sua sobrevivência e ascendência sobre outras espécies. Nos dias de hoje, a utilização de diferentes materiais em absolutamente todas as atividades humanas é tãodisseminada e abrangente que passa quase que despercebida. Atividades simples e cotidianas, como acender uma lâmpada, ouvir um CD ou dirigir um automóvel, envolvem a utilização de um grande número de diferentes materiais, com as mais diversificadas propriedades. A utilização, o domínio, o desenvolvimento e a exploração de diferentes materiais têm uma profunda influência no desenvolvimento sociale estão intimamente relacionadas a aspectos socioeconômicos, culturais, geográficos, demográficos, ambientais, dentre outros.
A relação entre “Química” e “materiais” é direta e inequívoca. A integração entre a perspectiva macroscópica que caracteriza os materiais (propriedades úteis para determinada função), com o enfoque atômico/molecular característico da Química (preparação, compreensão eestudo de reatividade de sólidos e moléculas) é imprescindível para o conhecimento e controle das conexões existentes entre estrutura, propriedades e funções de diferentes materiais.
As relações entre aplicação, estrutura, propriedades e preparação estão esquematicamente ilustradas na Figura 1. Resumidamente, se estamos procurando um material para uma aplicação específica, deve-se compreender qualé a propriedade que o material deve possuir para que seja usado naquela aplicação. A partir disto, infere-se qual é a composição química e qual a estrutura do material capaz de fornecer a propriedade desejada e, finalmente, investiga-se qual a rota de preparação (síntese) capaz de produzir exatamente aquele material (com estrutura e composição química desejadas).
[pic]
Figura 1: Relação...
tracking img