Nanocompositos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2011
Nanocompósitos e agentes nucleantes

Gabriel G. Tavares Ifsul 06/05/2011

Sumário

Introdução 1. Nanocompósitos 1.1 Nanotecnologia 1.2 Nanocompósitos poliméricos 1.3 Comparativo, compósitos e nanocompósitos 1.4 Nanocargas 1.5 Modo de preparação 1.6 Mercado e aplicações 2. Agentes Nucleantes 2.1 Cristalização de polímeros 2.2 Nucleação 2.3 Utilização 2.4 Requisitos dos agentesnucleantes 2.5 Classificação 2.6 Benefícios Questões Fontes e Referências Bibliográficas

3 4 4 4 4 5 5 6 6 7 7 7 8 9 9

Anexos 1. Artigo, Souza, M.A. et al. – Nanocompósitos de poli(cloreto de vinila) (PVC) / argilas organofílicas Figuras 1.1 Partículas esféricas 1.2 Fibras e nanotubos 1.3 Estruturas em camadas 2.1 Processo de formação e cristalização de esferulito de polipropileno. Tabelas 1.1Aplicações e qualidades desejadas 2.1 Influência de dois tipos de nucleantes nas propriedades do polipropileno (Jansen, 1993).

2

Introdução
O presente trabalho tem o objetivo de conceituar e descrever os nanocompósitos poliméricos e os agentes nucleantes. No que diz respeito aos nanocompósitos será descrito o conceito da nano tecologia a utilização dos nanocompósitos poliméricos e principaistipos de nanocargas, uma comparação com os compósitos evidenciando suas vantagens, imagens e tabelas para exemplificar, mostrando o mercado de aplicação e as características necessárias para tal. No desenvolvimento do trabalho sobre agentes nucleantes será descrito como é o processo de cristalização dos polímeros mostrando os tipos de cristalização, a aplicação e a influência dos agentes nucleantesna produção de polímeros com o auxílio de imagens e tabelas para demostração e melhor compreensão do assunto tratado.

3

1. Nanocompósitos poliméricos
1.1 Nanotecnolgia A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do menor elemento, usando técnicas e ferramentas para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. 1.2 Nanocompósitos poliméricos Os nanocompósitossão uma nova classe de materiais poliméricos que contém quantidades relativamente pequenas de nanopartículas (tipicamente < 5%). Desenvolveram-se rapidamente devido à ampla diversidade de aplicações e melhores propriedades em relação aos materiais poliméricos convencionais, maior valor agregado e maior vida útil. Grande vantagem sobre os compósitos convencionais, no que diz respeito àprocessabilidade. 1.3 Na formação dos compósitos envolve alta quantidade de reforços inorgânicos e aumento na densidade do produto, pode haver perda de tenacidade devido à possível incompatibilidade do polímero com o reforço inorgânico além de dificuldade de dispersão do reforço inorgânico e de processabilidade, gerando desgaste do equipamento. Já com os nanocompósitos as nanopartículas ficam dispersasdentro da matriz polimérica, tendo menor desgaste do equipamento. Os nanocompósitos apresentam propriedades similares ou superiores aos compósitos convencionais, mesmo utilizando baixa quantidade de reforço inorgânico. 1.4 Nanocargas As nanopartículas são geralmente compostos inorgânicos: argilas, nanotubos de carbono ou aditivos químicos como sílica, carbonato de cálcio, alumina, óxido de zinco, etc.Todas caracterizadas por possuir ao menos uma das suas dimensões na escala nanométrica. Alguns tipos de nanocargas: Partículas esféricas: sílica, óxido de titânio, alumina, etc; Fibras e nanotubos: nanotubos de carbono; Estruturas em camadas: argilas.

Figuras 1.1, 1.2 e 1.3 – Imagens de nanocargas.

1.1-Partículas esféricas

1.2-Fibras e nanotubos

1.3Estruturas em camadas

4

1.5Modo de Preparação Polimerização in situ: argilas organofílicas (modificadas) são intumescidas diretamente no monômero. A mistura é polimerizada por meio de iniciadores químicos ou radiação. Polimerização em solução: a argila e o polímero são dissolvidos em solvente orgânico polar. Intercalação a partir do estado fundido (melt blending): o polímero é mecanicamente misturado à argila através de...
tracking img