Nancy etcoff

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VICTOR GUERRA ARAÚJO













RESENHA CRÍTICA DE “A CIÊNCIA DA BELEZA”
















MACEIÓ
2007
Victor Guerra Araújo




RESENHA CRÍTICA DE “A CIÊNCIA DA BELEZA”





Trabalho apresentado para obtenção de nota na matéria Estética da Comunicação - ECOS031 ministrada pelo Prof. Dr. Ronaldo Bispo do curso de Comunicação Social – habilitação emJornalismo (Diurno) – junto ao Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas.












Maceió
Universidade Federal de Alagoas
Agosto/2007
1. Considerações gerais

Os três primeiros capítulos do livro A Ciência da Beleza (1999) de Nancy Etcoff, e acredito que o livro em sua totalidade, dão uma boa mostra da transição do enfoque do estudo da Estética, que nosemestre passado abordava o viés filosófico, quase abstrato do Belo e do Estético, e agora irá mostrar uma estética quase aplicada, a Estética da Comunicação. Na verdade, o nome do livro, A Lei do Mais Belo: A Ciência da Beleza, e o título da introdução, A Natureza do Belo, deixam transparecer uma profundidade enganosa do assunto, visto que a Beleza é aqui tratada em seu aspecto objetivo: “Osdicionários definem a beleza como algo intrínseco ao objeto (sua cor, sua forma e outros atributos) ou simplesmente como o prazer que um objeto evoca no observador” (1999, p. 17); quando não trata simplesmente da experiência causada pela beleza: “A beleza é capaz de instigar uma confusão de emoções, mas o prazer será sempre único (aspirações atormentadas e inveja não são incompatíveis com o prazer)” (p. 18).A primeira grande mudança notada é a linguagem que, apesar de ser uma característica de cada autor, torna-se mais simples de acordo com a facilidade do tema abordado. Apesar de ser um texto extenso (quase 100 páginas), a leitura foi corrente e agradável. Talvez pelo uso exacerbado de exemplos e redundâncias, o texto pareceu menor do que de fato era. De fato, a quantidade de pesquisas citadaspela autora é tamanha que ela não consegue achar espaço para comentá-las todas e fazer o elo entre as mesmas e o assunto abordado, o que acaba dando a impressão de que elas estão ali apenas para ocupar espaço, como é o exemplo que menciona a antropóloga Jane Goodall: “Jane Goodall descobriu que chimpanzés bebês ficavam a salvo de ataque enquanto conservavam o tufo branco no rabo, sugerindo que esteserve de etiqueta aletrando os adultos para não machucá-los.” (p. 45). Não há, em momento algum, uma explicação de quem seria Jane Goodall ou qual seria a credibilidade de seu estudo sobre chimpanzés.
Mais agravante é a repetição de uma pesquisa, em contextos diferentes, mas com a mesma finalidade:
“Em 1989, quando a mesma pergunta [qual a importância da boa aparência no parceiro para ocasamento] tornou a ser feita, a aparência revelou ter mais importância para os dois sexos, mas a diferença entre homens e mulheres permaneceu estável. Os homens classificaram a importância da aparência em 2,1 e as mulheres em 1,67.” (ob. cit., p. 73)
E de novo, na página 76: “[...]os homens nos Estados Unidos classificam a importância da beleza em uma parceira em um relacionamento longo em 2,11 e asmulheres em 1,67.” É interessante ler um texto tão embasado cientificamente, mas quando coisas como essa acabam por prejudicar o mérito do mesmo.

2. Do conteúdo do texto

A introdução faz um apanhado geral do que se trata o livro, como era de se esperar. Segundo a autora:
“Este livro é uma investigação do que consideramos belo e por que – o que, em nossa natureza, nos torna suscetíveis àbeleza, que qualidades na pessoa evocam essa reação e que sensibilidade na beleza é ubíqua na natureza humana. [...] A minha argumentação será orientada pela pesquisa mais moderna na área da ciência cognitiva e psicologia evolucionária.” (ob. cit., p. 16)
Após passar rapidamente por vários conceitos para então fixar o objeto de estudo na beleza enquanto aparência agradável de um ser humano, Nancy...
tracking img