nanarolr

1479 palavras 6 páginas
Sociedade da Informação

Vou começar falando sobre a sociedade da informação onde a inclusão digital se faz necessária.
O conceito Sociedade da Informação se desenvolveu em 1966, quando Peter Drucker, no seu livro A era da Descontinuidade, fala pela primeira vez numa sociedade pós-industrial em que o poder da economia evoluiu ao longo do tempo da agricultura para a indústria, da indústria para os serviços, e dos serviços para a informação.
Manuel Castells que é um dos principais teóricos dessa nova realidade social, fala no seu livro A Era da Informação que “A geração, processamento e transmissão de informação torna-se a principal fonte de produtividade e poder”.
Devido a grande influência da tecnologia, é possível notar um processo de constante mudança para acompanhar o ritmo da sua evolução.
A Sociedade da Informação tem como base material a informação, apresenta grande influência da tecnologia nos aspectos sociais, políticos e econômicos, facilidade de interação entre as pessoas, grande flexibilidade da rede de informações, e uma integração entre os vários campos tecnológicos onde todos podem contribuir no processo de geração de conhecimento.
Essa última característica que fala sobre todos poderem contribuir é à base da web 2.0. Esse mapa aqui é formado pelos logos de várias aplicações. Na web 2.0 os usuários geralmente podem interagir com os sites e aplicativos, gerando e organizando informações, ou então comentando, avaliando e personalizando.
A grande lei na Sociedade da Informação é que o importante não é a tecnologia em si, mas as possibilidades de interação que elas proporcionam através de uma cultura digital.

A Sociedade da Informação também é mais exigente, os limites entre os setores estão desaparecendo, e dominar as Tecnologias da Informação e Comunicação se tornou uma necessidade.
As pessoas deverão ter uma formação ampla e especializada, isso soa um pouco contraditório, mas cada um deverá ter um conhecimento básico de várias áreas,

Relacionados