Nami jafet

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

ADRIANO OLIVEIRA
GABRIELA LINS
JEORGE ALMEIDA
JULIANA FREIRE
JAKSON ALESSANDRO
TADEU FREITAS
RIELSON LOPES

NAMI JAFET

VITÓRIA DA CONQUISTA - BA
ABRIL - 2011

FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

NAMI JAFET

Trabalho apresentado como Requisito de Avaliação II unidade da disciplina deAdministração Brasileira orientado pelo professor Boaz Rios no 8º semestre noturno do Curso de Administração desenvolvido pelos alunos Gabriela Lins, Jeorge Almeida, Juliana Freire,Jackson Alessandro e Rielson Lopes da Faculdade Independente do Nordeste

VITÓRIA DA CONQUISTA – BA
MAIO-2011

INTRODUÇÃO

Nami Jafet imigrou em 1893 já com a idade de 33 anos. Era formado pela Universidade Americana deBeirute, tendo trabalhado por dez anos como professor. Publicou em 1886 um livro sobre matemática. Em 1897 abriu uma firma comercial; a fábrica de tecidos, a Fiação, Tecelagem e Estamparia Jafet S.A. em 1907. Os tecidos fabricados, o morim "Beirute", a chita "Sultão, e o xadrezinho "Jafet" fazia sucesso nas mãos dos mascates sírios e libaneses pelo interior. Com a I Guerra Mundial a fortuna dafamília Jafet multiplicou-se.
Jafet destacou-se como atacadista e precursor da indústria têxtil no Brasil. Com lojas nas ruas 25 de Março e Florêncio de Abreu, em São Paulo, ele montou as bases de um dos maiores conglomerados fabris da América Latina. A Companhia Fabril de Tecelagem e Estamparia de Jafet e seus irmãos deu origem ao bairro do Ipiranga e sustentou seu desenvolvimento. A MineraçãoGeral do Brasil, do mesmo grupo, transformou o município de Mogi das Cruzes. Nami Jafet é um dos grandes propugnadores da Grande Síria, isto é, a união do Líbano com a Síria, formando uma grande colônia Sírio-Libanês em São Paulo, e junto com sua família deram importante contribuição para a construção de obras sociais da colônia libanesa – entre elas o Hospital Sírio-Libanês.

NAMI JAFET

Eramquatro irmãos, entre os quais se destaca Nami Jafet, que ao contrário da grande maioria dos imigrantes que vieram para o Brasil, possuía instrução superior: formado na Universidade Americana de Beirute, foi autor de um livro sobre matemática e teve de sair de sua terra natal, segundo a lenda, por sua defesa apaixonada da Teoria da Evolução de Charles Darwin.
Benjamin Jafet foi o primeiro a chegarao Brasil, em 1887, então com 20 anos. Ele morava no Líbano e teve um sonho de que deveria tentar a vida num outro País. Depois vieram os irmãos Basílio e João, Miguel e Nami. Benjamin passou a trabalhar com mercadorias compradas em Marselha e vendidas na região do Rio, São Paulo e Minas Gerais. Era conhecido como o mascate do Líbano.
Os irmãos Jafet, que trabalhavam no ramo de tecidos, notandoque no Brasil havia poucas indústrias têxteis decidiram implantar uma fábrica no País e escolheram o Ipiranga, que ficava a cinco quilômetros do centro. A área escolhida era um brejo e houve um trabalho intenso para preparar o terreno e construir a fábrica, na rua dos Sorocabanos.
A fábrica se expandiu e a família instalou outra unidade na Vila Carioca, o Lanifício Jafet, também conhecido por"Jafetinho". Além da Fiação Itapeva, na Avenida Presidente Wilson. A tecelagem da Sorocabanos era chamada de "Jafetão”. A família trabalhou também nas áreas siderúrgicas e metalúrgicas. Com o decorrer do tempo as duas indústrias se tornaram conhecidas não só a nível nacional como fora do Brasil. Os Jafet, então, passaram a comprar grandes áreas de terras no Ipiranga e Vila Prudente.
O complexoindustrial dos Jafet já passou a ocupar uma área de nada menos que 45.000 m², contava com 1.000 teares e empregava 1800 operários. Com o tempo, a família diversificou os negócios, que abrangiam o Estaleiro Cruzeiro do Sul, a Companhia de Navegação Internacional, as Usinas de Laminação de Ferro São José, Santa Olímpia e São Francisco, a Mineradora Geral do Brasil Ltda, o Banco Cruzeiro do Sul e a...
tracking img