Naltrexone Esclerose M Ltipla

836 palavras 4 páginas
do-0319.pdf

1 de 1

http://www.medicinacomplementar.com.br/convertido/do-0319.htm

Esclerose múltipla : tratamento com naltrexone

02/10/2006
José de Felippe Junior

A esclerose múltipla tem sido tratada das mais diferentes maneiras nos últimos 50 anos. Na Suíça foi empregado o óleo de linhaça em protocolo conhecido como dieta de Budwig com resultados muito interessantes. Na Alemanha, Nieper empregou o cálcio-EAP conhecido como fator de permeabilidade da membrana celular , com resultados bons e muito bons em 68% dos casos. Atualmente nos Estados Unidos Bernardo Bihari conseguiu resultados ainda melhores com o emprego da naltrexone.
A naltrexone usada à noite e em baixas doses, bloqueia os receptores opiáceos endógenos , por um curto período de tempo. Durante o bloqueio dos receptores o organismo produz grandes quantidades de opiáceos em resposta tipo “feedback” positiva, os quais saturam tais receptores quando a naltrexone para de ocupá-los. Os opiáceos endógenos (endorfinas) são poderosos indutores da resposta imunológica e aumentam a proliferação dos linfócitos Th1 e suprimem a proliferação dos linfócitos Th2.
Em quase 400 pacientes com esclerose múltipla tratados com o naltrexone, observou-se somente dois pacientes com sinais e sintomas de nova atividade da doença em 3 anos de evolução. Um deles apresentou parestesia da perna esquerda que melhorou em 3 semanas e outro apresentou neurite óptica que melhorou em 4 semanas , com ajuste da dose de naltrexone.
Dos 70 pacientes tratados por Bihari por 3 anos, 98% não mais apresentaram progressão da doença e estão estáveis. Dois pacientes antigos, um tratado há 12 anos e outro há 17 anos também não apresentaram progressão da doença.
O naltrexone além de em cerca de 75% dos casos parar a evolução da esclerose múltipla ele consegue provocar uma melhora do estado geral, já visível nos primeiros dias de tratamento.
Os médicos que utilizam o naltrexone no tratamento da esclerose múltipla têm observado dois tipos gerais de

Relacionados