Nalise golpe brumario 18

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (628 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Com base na leitura da obra O 18 Brumário de Luis Bonaparte de Karl Marx ( 1851), responda as seguintes questões:

1) Do que trata a obra e qual a sua importância para a História?

Apósleitura da obra é possível perceber que ela retrata a luta de classes e como essas classes se fazem representar na luta política dentro da França, como acontece à articulação burguesia e a classe operária.Os partidos e os indivíduos se formam por meio de classes e cada classe se dispunha a lutar pelo poder político como forma de consolidar seu estilo.
Essa obra é importante para a história, pois apartir dela começa a observar a teoria da luta de classes que aconteceu por meio de processo revolucionário e os processos de dominação, mostrando disputas e definindo o posicionamento na sociedade.2) O que foi e como foi composto o Partido da Ordem?

O Partido da Ordem como aquele que tinha como lema “Propriedade, Religião, Família, Ordem”.
Ele foi formado por uma aliança de classes queabrem mão de seu poder político em função do poder econômico. Neste partido os homens estavam preocupados em defender a propriedade, combatendo ideias nacionalistas.
Ele era composto pelaaristocracia francesa, à burguesia industrial, a classe média, a pequena burguesia, o exército, intelectual de prestigio, clero e a população rural que se organizavam para derrubar os trabalhadores tomando opoder, ocasionando no massacre dos trabalhadores.

3) No entender de Marx, porque a Revolução de 1848 fracassou na Europa?

Fracassou porque os operários não estavam preparados para umconfronto, não tendo maturidade para tomar o poder em suas mãos, por isso eles perdem o confronto para a burguesia que estava mais preparada.
A criação da Constituição acabou compondo a ‘AssembleiaNacional’, do outro lado estava o presidente eleito ‘Luiz Bonaparte’ com toda a sua autoridade e todo o poder econômico disponível (dinheiro).
Este fracasso, para Marx, se inscrevia no ainda precário...
tracking img