Nakano 1967 Engenharia economicae desenvol 23917

6267 palavras 26 páginas
ENGENHARIA ECONOMICA
E DESENVOLVIMENTO
YOSHIAKI NAKANO
"O homem começa a compreender que deve planejar o conjunto de sua sociedade e não, apenas partes dela, e que além disso, no curso do planejamento, deve moS't$r -certe preocupeçêo pelo destino do todo." KARL MANNHEIM.

A característica mais notável da atividade econômica de nossa época é a imensa luta que as nações subdesenvolvidas vêm realizando para eliminar o seu atraso econômico.
Essa luta é bastante diferente daquela enfrentada peles países desenvolvidos na época do capitalismo clássico.
Hoje, não se trata mais de simples desenvolvimento ou crescimento econômico, mas da eliminação do atraso em relação aos países desenvolvidos.
Com efeito, o desenvolvimento econômico dessas áreas processa-se, não só numa época bastante diferente, mas em condições concretas bastante diversas, onde não se pode esperar que empresários "schumpeterianos" repitam a história daqueles que fizeram o desenvolvimento "natural" do capitalismo.
Êsse desenvolvimento "natural" se fêz com os homens de negócios decidindo, individualmente, a sua política de investimento, guiados pelo mecanismo do mercado.
Nessas condições, a fôrça impulsionadcra do desenvolvimento derivava da esfera da oferta. Nas regiões subdeYOSHIAKI

tração

NAKANO -

de Emprêsas

Aluno do Curso de Graduação da Escola de Admínisde São Paulo, da Fundação Getúlio Vargàs.

90

ENGENHARIA ECONôMICA E DESENVOLVIMENTO R.A.E./22

senvolvidas, a realidade nos tem mostrado que o processo se inverteu, isto é, os elementos mais característicos estão situados do lado da demanda.
É a "ampliação dos horizontes" reforçada pela pressão das

necessidades, transfiguradas em movimentos sociais, que tem originado ou acelerado o processo de desenvolvimento.
Por outro lado, nesses países o desenvolvimento é, em grande parte, um processo de organização, já que os padrões técnicos da produção são transferidos dos países desenvolvidos para os que se encontram em fase de desenvolvimento.
Nesse

Relacionados