Naifiehti

414 palavras 2 páginas
Direitos Humanos e Pluralidade Cultural

Os direitos humanos surgiram devidos á desigualdade social que implicava inúmeras situações de injustiça que afetava as necessidades básicas dos grupos sócias discriminados como os índios, as mulheres, as crianças, os negros, os pobres, os imigrantes e os indigentes.
Ainda nos dias de hoje, essa diversidade incomoda muitas pessoas, gerando assim o preconceito, e ele está presente em todos os lugares. Se a pessoa é pobre sofre preconceito por morar na periferia, se é negra pela cor da pele independente de ser rica ou pobre, se vai comprar algo como carro ou imóveis se estiver mal vestido é rejeitado pelos próprios funcionários, na escola não poderia ser diferente é preconceito de todos os jeitos, pela cor, estética, religiões e outros.
Devido a tanto essas divergências nasceu á necessidade dos direitos humanos que quer dizer justiça, igualdade e democracia para todos. É uma relação entre os membros de uma sociedade e entre indivíduos e estado com a finalidade de proteger a dignidade humana em todas as dimensões.
O seu objetivo real é resguardar o homem na sua liberdade, direitos individuais, nas suas necessidades, direitos sócios, econômicos e culturais e na sua preservação, direitos relacionados á fraternidade e á solidariedade. Por isso o ser humano precisa aprender a respeitar uns aos outros.
A educação e os direitos humanos podem ser feitos em todo o tipo de espaço pedagógico como grupos populares, organizações, movimentos sociais, escola, igrejas, academias, enfim sempre que grupos se propuserem a aprender com os outros. Aprender não é somente acumular conteúdos, é sustentar posturas, contribuir para o desenvolvimento de atitudes e construir sujeitos pluridimensionais a gentes da história. Por tanto a educação popular é de suma importância para que as pessoas tenham força para lutar pela realização de todos os direitos humanos de todas as pessoas.
A pluralidade cultural consiste na diferença que existem entre os

Relacionados