Nafta – tratado norte-americano de livre comércio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NAFTA – Tratado Norte-Americano de Livre Comércio


INTRODUÇÃO
NAFTA (North American Free Trade Agreement) – Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
Em 1º de janeiro de 1994, o acordo que foiinicialmento perseguido por governos conservadores com relação ao livre comércio, entrou em vigor o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio.
O NAFTA, um bloco econômico, é um tratado que envolve oCanadá, México e Estados Unidos da América e também tendo como assossiado o Chile. Num ambito de livre comércio entre os mesmos, com um custo reduzido para as trocas de mercadorias entre os trêspaíses.
Em 1988, os EUA e o Canadá assinaram um Acordo de Liberação Econômica formalizando o relacionamento comercial, em 13 de agosto de 1992, o bloco recebeu a adesão do México.
Em 1992, entrou emvigor o atual NAFTA, com prazo até 2007 (15 anos) para eliminação das barreiras alfandegárias entre os três países. Este comércio regional beneficiou a econômia e ajudou a enfrentar a concorrênciaapresentada pelo Japão e União Européia. Já outros defendem que o Canadá e o México se tornaram “colônias” dos EUA.


DESENVOLVIMENTO

Esse acordo foi uma expansão do antigo "Tratado de livrecomércio Canadá-EUA", de 1989. Diferentemente da União Européia, a NAFTA não cria um conjunto de corpos governamentais supranacionais, nem cria um corpo de leis que seja superior à lei nacional. A NAFTA é umtratado sob as leis internacionais. Sob as leis dos Estados Unidos ela é classificada melhor como um acordo congressional-executivo do que um tratado, refletindo um sentido peculiar do termo "tratado"na lei constitucional dos Estados Unidos que não é seguida pela lei internacional ou pelas leis de outros estados.
As finalidades deste bloco econômico são:
 Eliminar as barreiras alfandegárias(imposto de importação), e facilitar o movimento de produtos e serviços entre os territórios dos países participantes;
 Promover condições para uma competição justa dentro da área de livre...
tracking img