nado peito e borboleta

Páginas: 6 (1375 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2014
FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ
Disciplina: Fundamentos e métodos da Natação
Professor Dourival Oliveira
O NADO DE PEITO
1 – Posicionamento do corpo
No peito o nadador encontra-se em decúbito ventral, o corpo, levemente inclinado com a cabeça mais alta que as pernas (na maior parte da execução do nado). Como em todos os estilos, deve ser a mais paralela possível à linha da superfície aságua, embora se saiba que esta posição, por mais que se force ainda permanece ligeiramente oblíqua.
2 - Trabalho de pernas: partindo da posição estendida, as pernas devem se flexionar sobre a coxa, com os pés já colocados na posição para fora, e depois se estende com violenta empurrada da coxa para trás e com um movimento ligeiramente arredondado das pernas, mantendo os joelhos em pequena abertura,apontando para o fundo. O movimento de pernas é executado mais em função da empurrada para trás e isso justifica a ação propulsiva para frente.
3 - Propulsão de pernas.
3.1 - Recuperação: Aproximação dos pés até os glúteos, movimento diagonal das pernas na qual os pés palmateiam para fora, para baixo, para dentro e para trás.
3.2 - Sola dos pés propulsivas deslocando a água para trás.
3.3 -Varredura para fora: movimentação circular para fora e para trás até o agarre, havendo flexão da coxa estando os pés flexionados e voltado para fora, fase não propulsiva e de baixa velocidade.
3.4 - Varredura para dentro: movimento para baixo, para trás e para dentro até que estejam completamente estendidas e unidas.
4 - Sustentação e deslize
           No fim do seu trajeto interior, os pésdeixam de exercer pressão na água com a face plantar, uma vez que os músculos responsáveis pela sua flexão se descontraem. Os pés retomam assim, uma posição de flexão plantar, mais propícia em fases não propulsivas, prosseguindo o seu trajeto para dentro e para cima, até as pernas estarem completamente juntas e alinhadas com o tronco.
Este curto momento de deslize permite uma boa sincronizaçãoentre os ciclos de braços e de pernas, decorrendo nesta fase a totalidade do trajeto propulsiva dos membros superiores.

.

Erros comuns na Pernada :
Propulsão:
1. Orientação incorreta dos pés no início do trajeto para fora (que deverão estar em dorso-flexão e inversão) impede uma ação propulsiva eficiente.
2. Virar os pés para trás demasiado cedo (flexão plantar, pés apontados para trás).Perde-se o efeito propulsiva do final da pernada.
Recuperação:
1. Flexão exagerada da coxa sobre o tronco (resistência frontal).
2. Executar a recuperação das pernas durante o trajeto propulsiva da braçada (braços ainda na ALI) "trava" o deslocamento do corpo no momento em que a ação dos braços está a ser mais eficaz. É uma falta grave no que diz respeito à sincronização global da técnica.
3.Recuperar com os joelhos demasiado afastados e virados para fora - compromete a eficácia possível das ações propulsivas subseqüentes.


 

Esse é o nado mais devagar, no entanto o mais confortável.
FIM.

NADO BORBOLETA
1 - Posionamento do corpo
Como nos demais estilos, o borboleta deve ter o corpo o mais paralelo possível à linha da água. Durante a fase descentente das pernas, a posiçãodo corpo perde um pouco de sua horizontalidade para obter um posição oblíqua, em virtude também da elevação dos braços e do consequente apoio das pernas na água. O equilíbrio do corpo está condicionado às ações dos menbros. A passagem simultânea do braço acima da superfície, com arremesso dos braços para frente, só poderá ser possível com um abaixamento da cabeça e uma ligeira elevação dosquadris.
2 - O trabalho das pernas
Do bom trabalho dos braços depende a perfeita execução das pernas, mas precisamos de um bom automobilismo de pernas para conseguirmos o equilíbrio do corpo no arremesso dos braços à frente.
O movimento de pernas é executado verticalmente e simultaneamente, sendo solto, forte e contínuo. Na fase ascentente, a perna sobe estendida, desde seu apoio até a linha de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO NADO BORBOLETA E PEITO
  • Nado Peito e borboleta
  • Erros e correções dos nados peito e borboleta
  • Quetoes de nados peito crawl, costas, borboleta e peito
  • Nado peito
  • nado peito
  • Nado peito
  • plano de aula para cada tipo de nado (Crawl, Costas, Peito e Borboleta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!