Nado borboleta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Técnica de Braços
Durante o nado borboleta, o corpo fica na posição horizontal em decúbito ventral. Toda a cabeça submersa (a não ser no momento da respiração) e queixo próximo ao peito (osso externo). Os braços entram simultaneamente na água (fase Pegada) bem à frente da cabeça na linha dos ombros. As mãos ficam a mais ou menos 45° do nível da água, com sua palma voltada para fora, entrando naágua primeiramente com o polegar. A puxada tem o padrão do "S" alongado, para cada braço, iniciando-se de forma subaquática, afastando os braços para lateral logo após a entrada na água, aproximando-se do corpo ( na altura do quadril), mantendo os cotovelos altos, coincidindo com a elevação da cabeça, respiração e pernada (movimento descendente). A finalização ocorre quando as mãos passampróximos às coxas, com a palma voltada para dentro, rompendo a linha da água primeiramente com o cotovelo. Durante a recuperação dos braços, primeiramente coloca-se a cabeça na água após a respiração, depois os braços passam depois os braços passam pela lateral do corpo por cima da água, flexionados e os cotovelos, entrando novamente bem à frente da cabeça para iniciar a fase da pegada. Quanto àcoordenação braço-perna-respiração, inicia-se a braçada com uma pernada, e durante a aproximação das mãos (na altura do quadril), realiza-se outra pernada e a elevação da cabeça para respiração. A respiração ocorre quando as mãos estão próximas ao abdome e execução de uma pernada.
Técnicamente, o borboleta não é tão complicado, a dificuldade do nado está na força que necessita para ser executado. A braçadase assemelha muito à do nado crawl, principalmente na parte submersa, porém com os braços se movendo de forma simultânea. Depois da fase aérea (recuperação), que deve ser feita com os braços bem rente à água e com uma ligeira flexão nos cotovelos, as mãos devem entrar na água com as palmas voltadas para fora, na largura do ombro. Há alguns anos, dava-se o exemplo de uma fechadura ou de um pontode interrogação ou de um "s" para descrever o movimento da braçada, hoje em dia os braços não se afastam tanto, porém ainda há uma abertura na braçada. Após entrar na água, as mãos descrevem um pequeno arco para fora, em seguida, se posicionam para a posição de agarre. Neste momento, os cotovelos se flexionam para atingir o ponto de máxima força e iniciam o movimento para dentro da braçada, é aondeos dedos mínimos quase se junto abaixo do abdome. Aqui, vem o ponto onde se troca o movimento de "puxada" para o movimento de "empurrada". Neste momento, deve-se acelerar ao máximo a braçada e finalizar o movimento com as mãos junto à coxa, porém sem cessar o movimento neste ponto, pois as mãos devem sair da água com velocidade para facilitar a recuperação (fase aérea) do nado. O segredo do nadoborboleta é muita força e coordenação com as pernas.

Exercício de coordenação de braços
Antes do início da braçada, os braços estendidos à frente, na linha dos ombros com as palmas das mãos voltadas para baixo. A parte anterior do troco neste momento está um pouco mergulhada (depois do batimento com as pernas para baixo), os ombros ficam um pouco mais baixo que os antebraços e as mãos. Comesta sequência de exercícios a assimilação do golfinho não terá tanta dificuldade. A cada aula é necessário assimilar todos os detalhes dos movimentos, caso contrário a técnica não será executada corretamente. No final de cada sessão está indicado como se deve realizar estes e os outros movimentos. Somente depois disso é possível passar para os objetivos da sessão seguinte. Quantos exercícios dentroda água são necessários para cada sessão? Depende da capacidade individual, persistência e as condições dos treinamentos envolvendo temperatura da água, tempo dentro da água e frequência dos treinamentos.

1ª aula: Assimilar o esquema geral dos movimentos dos braços fora da água:
1. Movimentos circulares e simultâneos dos braços para baixo - para trás, para cima - para frente.
Como...
tracking img