nadasfhj

379 palavras 2 páginas
Centro Universitário de Brasília - UniCEUB
Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS
Curso de Arquitetura e Urbanismo

PROJETO DE ARQUITETURA - ARQ I anexo III | trabalho 2

Abrigo Contemplativo
Introdução
O projeto arquitetônico obtém qualidade na medida em que atende às exigências de um programa. Entre as exigências estão: as questões que levam em conta o entorno no qual se inserem, as questões de escala, estruturais, formais, de conforto ambiental, de “conforto e caráter”, segundo Edson Mahfuz. É necessário que sejamos capazes de buscar, questionar, problematizar e desenvolver soluções apropriadas para cada questão e com o todo do projeto (Gestalt). Esta etapa está destinada, principalmente, ao exercício da ocupação espacial, dos cheios e vazios, do positivo e negativo, das proporções, das relações com a escala do sítio. Procura-se induzir a um processo de sensibilização a partir de exercícios onde esses elementos poderão ser testados.

Trabalho 2 – T2 estudos iniciais
Cada aluno deverá escolher uma planta, dentre dantas, para iniciar o trabalho. Destas obras, que agora passam a ser um jogo de formas geométricas, extraímos a essência dos partidos, o traçado regulador, ou seja, as linhas fundamentais que marcam as intenções de projeto. A partir daí, iniciamos propostas volumétricas livres, que não têm nada em comum com a função das edificações de origem, a não ser a geometria geradora, definindo, assim, um exercício de proporção, das relações formais, de ocupação espacial, de volumetria, de aberturas, sustentação, transparência, opacidade, etc.

Apresentação
Proposta de duas soluções de espaços/volumes, para duas bases diferenciadas, sendo uma quadrada (10X10cm), com dimensões reduzidas, e outra retangular (10X15cm). A ideia é testar um mesmo “programa” em solução ora compacta ou vertical, ora linear ou horizontal. O produto desta fase de trabalho será apresentado em forma de maquetes volumétricas, croquis e

Relacionados