Nada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Regiões Polares Árticas

Visão noturna do Ártico.
As regiões mais desabitadas do planeta estão localizadas no extremo sul e norte do planeta, tratam-se de áreas de clima extremamente frio. 

Diante dessa afirmação, o tema em questão é o Ártico, que abrange um território de 21 milhões de quilômetros quadrados, sendo que grande parte dessa área é formada pelas águas do Oceano Glacial Ártico,nesse caso 65%. Os outros 35% são constituídos por uma imensa quantidade de ilhas, a maior delas é a Groenlândia. A região do Ártico está localizada no extremo norte do continente americano, europeu e asiático. Os países que possuem territórios ou parte deles no Ártico são Estados Unidos (Alasca), Canadá, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia. 

O Ártico está situado no polo Norte, apresentatemperaturas muito baixas, especialmente no inverno, que é extremamente rigoroso, entretanto as temperaturas se encontram baixas durante todo o ano, sendo assim, a temperatura média anual é de – 2ºC. 

Em razão das características climáticas que predominam nessa região, não há condições para a propagação de diversidade de vidas, por isso a restrita vegetação existente é modesta, dispersa e comduração extremamente rápida, seu ciclo desenvolve somente em dois meses durante todo o ano, julho e agosto, período marcante no hemisfério. 

A vegetação existente é a tundra, que corresponde a uma composição vegetativa formada por musgos e liquens e, raras vezes, vegetação herbácea de pequeno porte. 

O Oceano Glacial Ártico é considerado como um mar interior, mas como permanece quase o ano todocongelado não favorece as atividades de pesca e transporte. Nesse oceano são encontradas muitas banquisas, que são enormes blocos de gelo, possuem em média 10 m de espessura e 1.000 quilômetros, além de milhares de iceberg que correspondem a imensos blocos de gelo provenientes de águas continentais que migram no sentido sul até chegar aos oceanos Atlântico e Pacífico.

Regiões Polares AntárticaLocalização da Antártida no Globo.
 
O continente antártico é formado em toda sua totalidade por gelo e possui características singulares. Essa região detém cerca de 10% das terras emersas do planeta.  

O coração da Antártida é composto por um grande planalto de gelo. Dessa forma, ele apresenta altitudes que variam entre 1500 e 4000 metros acima do nível do mar.
Essa região correspondea uma área de calota polar. Ocupando um território com tamanho semelhante ao do Brasil, é considerado o maior dos desertos, isso porque apresenta as condições mais adversas para manutenção e proliferação de vida.

Foi no coração da Antártida que foi registrada a menor temperatura do planeta, cerca de -89,2ºC, em Vostok, uma base russa. Além disso, apresenta a escuridão da noite polar que temduração de 4 a 6 meses. Na região, a ocorrência de ventos constantes provoca uma série de erosões sobre o gelo. 

Apesar de aparentemente ser um lugar úmido, a umidade relativa do ar é muito semelhante às que predominam nos desertos de areia, isso porque a ocorrência de precipitação de neves é rara, e quando acontece, ela se compacta rapidamente, tornando-se blocos de gelo. Uma grande parcela dacalota de gelo se sedimenta em áreas mais profundas do continente e determinadas montanhas afloram na superfície; já em outros lugares, o gelo se acomoda abaixo do nível do mar.

Agricultura de Subsistência

Agricultura de subsistência é aquela em que, basicamente, a plantação é feita geralmente em pequenas propriedades (minifúndios), e a finalidade principal é a sobrevivência do agricultore de sua família, não para a venda dos produtos excedentes, em contraposição à agricultura comercial. Os instrumentos agrícolas mais usados são: enxada , foice e arado. Raramente são utilizados tratores ou outro tipo de máquina.
O conceito econômico da subsistência, portanto, difere do de agricultura familiar - naquela não há objetivo de lucro, que pode estar presente nesta última: ou seja -...
tracking img