Nada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5542 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Práticas Contábeis |
Rotinas de Departamento PessoalAdmissão de Empregados |
|

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Introdução
Uma boa parte das atividades do Departamento de Pessoal atual data de épocas bem remotas, pois desde quando a humanidade inventou o trabalho, já se registrava atividades de admissão, controle e demissão do pessoal.
No Brasil, a partir da Revolução de 1930, o governoprovisório instituiu o Decreto nº 19.398, trazendo várias medidas de proteção ao trabalhador. No ano seguinte foram criados: a organização do Departamento Nacional do Trabalho; regulamentação da sindicalização; critérios para concessão de férias; a lei dos 2/3 de empregados brasileiros; critérios para Caixas de Aposentadoria e Pensões; Carteira do Trabalho e outros nos anos seguintes.
Tempos depois,algumas empresas modernas, passaram a denominar "Departamento de Administração de Pessoal", "Relações Industriais", "Relações Humanas", "Recursos Humanos", etc. Atualmente, não existe qualquer definição formalizada para padronizar sua nomenclatura. Sabemos, por pesquisa, que várias empresas adotam diferentes nomenclaturas, porém as atividades são similares.
Na prática, há uma diferença entre"Departamento Pessoal" e "Recursos Humanos". O primeiro trata especificamente da área legal e da gestão da folha de pagamento. O segundo, além da área legal, tem como atribuição complementar: recrutamento e seleção; treinamento; cargos e salários; segurança patrimonial, etc., variando de empresa para empresa.
Nem todas as empresas Normalmente as micro e pequenas empresas terceirizam o seu“Departamento Pessoal” contratando a empresa responsável por sua contabilidade para também gerenciar a folha de pagamento, Assim, convencionalmente, embora não seja uma atividade contábil, a gestão da Folha de Pagamento passa a ser supridas pelo "Contador" da empresa.
Já em empresas de maior porte ou com um número expressivo de funcionários o departamento de pessoal é interno, ou seja, dentro da própriaempresa. Sua estrutura pode variar da mais simples ou mais sofisticadas, chegando até ao nível de diretoria própria.
Em nossas aulas, vamos tratar do departamento pessoal terceirizado e apenas das rotinas do departamento pessoal, partindo do pressuposto de que o empregado já foi devidamente selecionado e recrutado pela empresa cliente e que este vai enviar as informações inerentes à contrataçãodo empregado, salário e jornada de trabalho do mesmo.
É importante que o aluno perceba que o departamento de pessoal, é basicamente constituído por três atividades, formando um ciclo:

A Admissão consiste no processo de registro do empregado, dentro dos critérios administrativos e jurídicos e de acordo com as conformidades da legislação do trabalho.
Já as rotinas mensais consistem nocontrole de freqüência, pagamento de salários e benefícios, bem como de pagamentos de taxas, impostos e contribuições. A partir da integração dos empregados na empresa, tem início no controle do fluxo de freqüência ao trabalho, elaboração da folha de pagamento, controle de benefícios e finaliza em cálculos de tributos.
A demissão consiste no processo de desligamento e quitação do contrato de trabalho,estendendo-se na representação da empresa junto aos órgãos oficiais (DRT, Sindicato, Justiça do Trabalho, etc.) e cuidar de toda rotina de fiscalização. Tem início a partir do desligamento do empregado e termina quando da sua efetiva quitação do contrato de trabalho.

1. Rotinas de Admissão

O processo de admissão do empregado se divide em 3 etapas:

1.1 Antes da admissão

Antes deproceder ao registro de admissão dos empregados, do DP deve:

a) Obter as informações sobre qual o cargo, o salário e a jornada de trabalho do empregado.

Normalmente as empresas clientes enviam uma ficha de cadastro constando os dados pessoais do empregado e também as informações de contratação como cargo, salário, horário de trabalho, centro de custo, etc.

b) Verificar a documentação do...
tracking img