Nada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento – Ética Cristã
Livro: Método 6

O livro “Método 6” foi escrito pelo autor Edgar Morin em 2004 e foi lançado qui no Brasil em 2005, pelas editoras Sulinas eEuropa América.
O texto de Edgar Morin, nós propõe uma ética baseada em 3 pilares inteligadosentre si, uma fonte interior, do indivíduo, que se manifesta como um dever;umaexterna, constituída pela cultura e sociedade em que vive, e que tem a ver com a regulação das regras coletivas; e, por fim, uma fonte anterior, genética, transmitidaao homem desde seu nascimento. Essa ética é imperativa, ou seja ela na se apresenta como algo que temos a opção de escolher. Morin também define a moral, como um atoindividual, que vem da interpretação da ética.
A moral é um ato de religação, religação com a comunidade, com a espécie humana, enfim a moral não pode ser separada da ética,pois as duas estão interligadas, não extiste moral sem a ética e ética sem moral. Dito isso o autor, estende sua tese pelos caminhos que a ética percorre. Ética epolítica, ética e religião e ética na sociedade. Com isso, Morin pode fazer uma análise de como a ética se comporta com as mudanças da sociedade. Apesar de existir uma éticapassada genéticamente, não podemos deixar de lado as influências sociais.
O autor reflete como os tempos modernos influenciam uma política autônoma, uma economida autônoma,uma arte autônoma e como isso influência o conceito de ética para os homens. A ética deixa de habitar o âmbito social e passa a existir de forma singular. Ou seja a éticatornou-se, portanto, laica e individualizada. Morin também expressa sua opinião sobre a ética religiosa e como a religião influenciou todo o movimento ético social.
tracking img