Nada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO DEPARTAMENTO DE QUIMICA DISCIPLINA: FISICO-QUÍMICA II

ROTEIRO DE AULA PRÁTICA

ASSUNTO: ADSORÇÃO DE SUBSTÂNCIAS

I. OBJETIVO Estudar a adsorção do ácidoacético existente em soluções aquosas pelo carvão ativado em função da concentração do ácido na solução e determinar as constantes de adsorção da isoterma de Freϋndlich. II. REAGENTES E EQUIPAMENTOS ·Erlenmeyer. · Rolhas. · Bureta. · Pipeta. · Funil. · Papel de filtro. · Carvão ativado. · Soluções aquosas de: a. Ácido acético 0,4 mol/L. b. Hidróxido de sódio 0,05 mol/L. · Solução alcoólica defenolftaleína.

III. PARTE EXPERIMENTAL 1. Colocar, com auxílio de buretas, em seis erlenmeyers numerados e contendo cada um 5 g de carvão ativado e pulverizado, os volumes de ácido acético e água de acordocom a tabela abaixo:

Frasco Volume de ácido acético Volume de água (mL) (mL) 1 50,0 0 2 35,0 15,0 3 25,0 25,0 4 15,0 35,0 5 8,0 42,0

3. Arrolhar os frascos e agitar cada mistura durante 5 a 8minutos, tendo o cuidado de mantê-lo à temperatura ambiente, evitando aquecê-los com as mãos. 4. Filtrar as soluções para erlenmeyers numerados. 5. Pipetar 10 mL do filtrado do frasco de número 1 etitular com hidróxido de sódio usando como indicador fenolftaleína. 6. Titular também os outros filtrados, sendo alíquota de 10 mL do frasco (2) e 15 mL dos frascos 3, 4, 5 e 6. Obs.: As alíquotasprovenientes dos frascos 5 serão titulados com a solução de hidróxido de sódio mais diluída.

IV.

TRATAMENTO DOS DADOS EXPERIMENTAIS

A relação entre a quantidade de substância adsorvida por umadsorvente e a pressão do gás ou a concentração da solução no equilíbrio, a uma dada temperatura, é denominada isoterma de adsorção. As isotermas que apresentam forma assintótica podem ser descritas pordiferentes equações, sendo que uma delas é a de Freundlich, cuja relação matemática é:

Onde

é a massa da substância adsorvida (X) por unidade de massa do adsorvente (m), C

é a concentração da...
tracking img