Nada superou a gestão científica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nada superou a Gestão Científica?
A Gestão Científica foi uma iniciativa muito inteligente, pois buscava a diminuição do esforço do operário e aumento da produtividade, a Gestão científica foi umgrande benefício e continua sendo utilizada até os dias atuais. Muitos discordaram da teoria de Taylor por acreditar que a Gestão Científica era desumana, então surgiram diversos modelos de gestão,porém estes não substituíam os princípios de Taylor, que eram:
* Princípio do planejamento: Se basear em procedimentos científicos e não improvisos, prever o futuro da empresa.
* Princípio dopreparo: Treinar o trabalhador, de acordo com as ferramentas que ele utilizará buscando maior eficácia em seu trabalho.
* Princípio do controle: Acompanhar o trabalho, verificar se o que foi planejadoestá sendo executado de maneira correta.
* Princípio da execução: Distribuição das atribuições e execução das tarefas previstas.
Novos modelos de gestão surgiram após a Gestão Científica, entreeles:
* Gestão participativa
* Gestão de qualidade
* Gestão por processos
* Gestão por objetivos
* Gestão do conhecimento
* Gestão por competência
* Gestão de pessoasApesar dos novos modelos mostrarem a ideia de maior participação dos trabalhadores nos processos, esses modelos não funcionam no Brasil, pois constatou – se que o Brasil ainda utiliza muito osprincípios do Taylorismo. O modelo de Gestão Científica ainda continuará disfarçado na modernidade até que se descubra um novo modelo de gestão que funcione tão bem quanto o de Taylor.

Taylor SuperstarFrederick Taylor, expert em racionalização do trabalho, teve grande influência no século XX, foi comparado a grandes mentes como Thomas Edson e Henry Ford, suas ideias tiveram enorme repercussão, poisTaylor valorizava a eficiência.
Segundo Taylor era possível maximizar a produção prescrevendo como fazer as coisas da maneira correta, o trabalhador não precisava ser inteligente, não precisava...
tracking img