nada sobre nada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
O Realismo, o Naturalismo e o Parnasianismo tiveram início com a publicação do romance realista Madame Bovary (1857), de Gustave Flaubert, do romance naturalista Thérèse Raquin, deÉmile Zola (1867), e das antologias parnasianas (a partir de 1866).
Os escritores realistas desejavam retratar o homem e a sociedade em sua totalidade, a face nunca antes revelada, ado cotidiano massacrante, do amor adúltero, da falsidade e do egoísmo humano, da impotência do homem comum diante dos poderosos.

O escritor Gustave Flaubert, ao publicar MadameBovary, foi processado por imoralidade, embora absolvido da acusação, demorou muito para que o público aceitasse sua perspectiva literária (características dos textos realistas).

ORealismo apresenta características que refletem o momento em que surge. É fiel ao representar o mundo exterior, analisa as condições políticas, econômicas e sociais que influenciam oscomportamentos individuais e determinam a organização social.

Principais características da estética realista

- Objetivismo
- Retrato fiel da Natureza
- Descrições eadjetivação objetivas, tentando captar o real como ele é
- Linguagem culta e direta
- Mulher não idealizada, mostrada com defeitos e qualidades
- Amor e outros sentimentossubordinados aos interesses sociais
- Casamento como instituição falida, contrato de interesses e convivências
- Herói problemático, cheio de fraquezas, manias e incertezas
- Narrativalenta, acompanhando o tempo psicológico
- Personagens trabalhadas psicologicamente
- Universalismo

O Realismo é a expressão cultural da burguesia, de suas preocupações, anseiose aspirações. É o período de apogeu do romance, pois esse exprime de modo mais profundo e compreensível o conflito entre o indivíduo e o mundo, entre os amores e a vida real.
tracking img