Nada de novo no front

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NADA DE NOVO
NO FRONT

















A partir da leitura minuciosa da obra ‘Nada de Novo no Front’ de Erich Maria Remarque e do texto ‘Os Alemães’ de Norbert Elias épossível perceber a maneira como a fé cega em vitória aliada às pressões mascaradas de incentivo que os jovens sofriam foi o que gerou o sentimento de entusiasmo em relação à guerra. Com a situação econômicafavorável vivida pela Alemanha que colocava em alerta grandes potências como Inglaterra, Itália e França, criava-se também a confiança em um futuro de triunfo também relacionado à guerra.Não apenas a nação era responsável pela animação que arrebatava os jovens levando-os a guerra, mas também instituições como família e a educação eram responsáveis.
Não apenas Kantorek, mas outrosprofessores, e até mesmo os pais, incentivavam seus filhos a irem a guerra por ser uma atitude da ‘juventude de ferro’,que era algo nacionalista,honroso e digno.Kantorek explicava ser uma boa escolha paraos jovens, uma vez que estes não tinham uma vida enraizada,com mulheres e filhos, diferentemente de homens mais maduros de modo que não teriam tanto a perder caso ocorresse durante uma batalha, nomáximo algumas paixões, fantasias e a escola. “Os intermediários, os guias para o mundo da maturidade, para o mundo do trabalho, do dever, da cultura e do progresso e para o futuro. Às vezes, zombávamosdeles e lhes pregávamos peças, mas, no fundo, acreditávamos neles” (pp.18, Cap. 1, Nada de novo no Front - Remarque, Erich Maria)

Ao passo que qualquer sentimento relacionado ao medo oufraqueza era visto como desonroso, em uma comparação da carta escrita pelo jovem que acabara de ingressar no exército alemão em 1914 ao primeiro capitulo da obra ‘Nada de Novo no Front’, pode-se entender queo sentimento de busca pela glória torna-se algo mais fraco à medida que o tempo nas trincheiras vai passando e a decepção vai tomando conta dos jovens soldados que sentem a morte cada vez mais...
tracking img