Nacionalidade

Páginas: 3 (632 palavras) Publicado: 29 de junho de 2012
Santo Agostinho

Aurélio Agostinho nasceu em Tagasta, cidade da Numídia, fica no continente Africano, de uma família burguesa, a 13 de novembro do ano 354. Seu pai Patrício, era pagão,recebeu o batismo pouco antes de morrer, sua mãe, Mônica, era uma cristã fervorosa, e exerceu sobre o filho uma grande influência religiosa.
Mudou-se para Catargo,com a finalidade de aperfeiçoar seus estudos, porém desviou-se moralmente e caiu em uma profunda sensualidade, que segundo ele, é uma das maiores consequência do pecado original; dominando-olongamente, moral e intelectualmente, aderiu ao maniqueísmo, que atribuía a realidade substancial tanto do bem como do mal. Mudou-se para Roma, depois para Milão, afastou-se definitivamente do ensino porrazões de saúde e por razões de ordem espiritual. Depois de maduro, abandonou o maniqueísmo abraçou a filosofia neoplatônica que lhe ensinou a espiritualidade de Deus e a negatividade do mal. Em 386converte-se ao cristianismo, representado sua verdadeira adesão à filosofia, no sentido de que sua profissão de fé se tornou o sacerdócio da palavra divina por meio de pensamento filosófico. Foi ordenadoPadre em 391 e consagrado Bispo em 395.
Emergindo de profundos conflitos emocionais característicos de sua infância, Agostinho vê-se atormentado quando após a morte de sua mãe, busca suaconversão ao Cristianismo. Educado na filosofia de Aristóteles e Platão, o jovem de Tagaste encontra-se em um abismo cultural e intelectual: como conciliar o pensamento Helênico e o Cristão? Como aceitara arte dos gregos se eram politeístas? Qual a raiz de seus conflitos, se tais artes entre as quais a Astrologia pareciam funcionar tão bem?
Todo homem é livre para fazer as suas escolhaspodendo optar pelo bem ou pelo mal, porém, deve estar ciente da sua escolha,pois esta lhe trará conseqüências. O que santo Agostinho coloca em questão aqui é o livre arbítrio, sendo que este está...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nacionalidade
  • NACIONALIDADE
  • Nacionalidade
  • Nacionalidades
  • Nacionalidade
  • Nacionalidade
  • Nacionalidade
  • Nacionalidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!