Na perspectiva do criador e da criatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Meio Ambiente – Na Perspectiva do Criador e da Criatura
Marcos Bella Cruz Silva
Rosana Ravaglia

Gênesis significa nascimento, origem da vida e da história. O livro de Gênesis está inserido dentro do chamado Pentateuco, palavra derivada do grego que significa “cinco livros”.
Esta palavra é utilizada para indicar os cinco primeiros livros da Bíblia Sagrada: São eles, Gênesis,Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.
Este ensaio procura utilizar o livro de Gênesis apenas como um marco referencial da história da humanidade, sem a obrigatoriedade de vinculo, tanto de cunho religioso como de profissão de fé. (AMEM!).
Os livros utilizados como referências foram: Livro de Gênesis, capítulo 1, versículos 1, 3, 4, 6, 7, 26, 29 (Gn1,1; Gn3,4;Gn6,7; Gn 26; Gn29)Muito embora, Sua Santidade João Paulo II em seu livro “Cruzando o Limiar da Esperança” ao ser perguntado sobre a certeza do credo em que a cada missa repete e professa, respondeu (resumidamente). “Não tenham medo do mistério de Deus; não tenham medo do Seu amor; e não tenham medo da fraqueza do homem nem de sua grandeza!”.
Em contrapartida na perspectiva da criatura, a problemáticaambiental será baseada nos sintomas de uma crise de civilização contemporânea referendada atualmente pelo capitalismo exploratório e injusto, através da globalização direcionada fincada nos pilares da modernidade e regida principalmente pelo predomínio desenvolvimentista com razões tecnológicas tornando míope o sistema de organização da natureza.
Recentemente foi lançado nos Estados Unidos, olivro chamado “Deus, um delírio. Seus autores Alister Mc Grath e Richard Dawkins possuem trajetória profissional bastante parecida. Ambos são cientistas e professores universitários em Oxford, estudiosos das ciências naturais, ambos mantém uma relação de amizade apenas de cordialidade.
São abertos a novas formas de pensar, desde que as evidencias o levem a isso. A diferença é que o raciocíniológico levou Dawkins a pregar o ateísmo e Mc Grath a acolher a fé.

GÊNESIS, 1,1
No princípio, Deus criou o céu e a terra.
No início era apenas algo diminuto, milhares e milhares de vezes menores que a cabeça de um alfinete. A temperatura, fora de escala referencial para os dias de hoje; em conjunto as quatro interações energéticas básicas do universo: a gravitacional, aeletromagnética, as forças nucleares, forte e fraca, unidas, constituindo uma única força não particularizada.
Respaldado na “certeza” da cosmogênese atual, e embasado no conhecimento dos ilustres especialistas, fica ainda o seguinte questionamento.
Quem verdadeiramente entornou o caldo? Há culpado(s)?
Como diz Leonardo Booff em seu livro, Ecologia Grito da Terra -Grito dos Pobres, ”Nós somos como partesdo universo, todos irmãos e irmãs: as partículas elementares, os quarks, as pedras, as lesmas, os animais, os humanos, as estrelas, as galáxias”.
Portanto, somos todos co-responsáveis, pela (r)existência do homem, pelo piar dos pássaros, pelo barulho do vento, pelo parar do tempo.
Conforme Gênesis, Deus é a própria criação, “presente” no inicio da construção da casa, “oicos”, ELE,arquiteto dos arquitetos, construiu A CASA em solo fértil sem contaminação ambiental e quimicamente equilibrado através de seus constituintes micro e macro elementares.
Dotada de infra - estrutura necessária ao bom funcionamento do ambiente, com vários quartos, espaço amplo, com direito a vaga na garagem, tráfego sem congestionamento água e alimento em abundância, tratamento de lixo e esgotosanitário operando em patamares compatíveis com o bom senso esperado.
Enfim, aproveitamento inteligente em cores vivas. Pasmem porém senhores, tudo isto, sem a necessidade de uma consultoria aos planejadores e gestores de plantão ou prévio estudo de impacto ambiental.
Por motivo de viagem, fez um contrato de locação, baseado apenas nas alíneas, do respeito, da solidariedade, da...
tracking img