Na noite escura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MIL E UMA NOITES EM UMA

A intenção do deste texto é analisar a obra “Na noite escura” de Bruno Munary, Com um olhar especial para os elementos da narrativa. Este livro foi publicado pela primeiravez em 1956, nesta época não tínhamos ainda uma tecnologia voltada para os livros, porem esta nova leitura publicada em 2008 supera quaisquer expectativas do leitor, e se tratando de uma obrainfantojuvenil é verdadeiramente uma obra de arte.
Em um ambiente já determinado pelo próprio titulo em uma “noite” a obra nos convida para desvendar os mistérios desta noite, as cores predominantes na capaé o preto que estar em toda ela e o azul marinho que surge no titulo, elas conversam o tempo todo dando ao livro uma sensação de mistério e obscuridade e um (gato) no centro da capa, animal traiçoeiroe com isso reforça a idéia desta “noite” que segue em anonimato e instiga a curiosidade do leitor. Vale comentar que os olhos do gato são amarelos e enormes transmitindo a ideia de que há esperança,luminosidade mesmo em um ambiente escuro.
Uma luz brilha constantemente no ar e o gato personagem principal da narrativa saiu para namorar a gata, sendo assim fica curioso para desvendar os mistériosdaquela luz que parece ser tão interessante ao mesmo tempo em que intrigante. O gato passeia entre todos e segue adiante pagina por pagina seguindo a luz amarela na noite juntamente com outrasexperiências e aventuras que só a noite oferece. Estar luz é representada por um pequeno furo na folha do livro.
Amanheceu agora já não é noite, o dia raiou e essa manha é representada pelo papel vegetal enovos personagens surgem; pássaros mortos, insetos, gafanhotos, caracóis, e até mesmo uma linda trilha de formigas, neste momento aquela luzinha amarela citada anteriormente desaparece. Esse amanhecerem papel especial faz parte de um conjunto de recursos utilizado pelo próprio Munary também ilustrador da obra para situar o leitor em um novo espaço e ambiente.
As lindas formigas nos leva até...
tracking img