Na gruta do rei da montanha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Na Gruta do Rei da Montanha
Na Gruta do Rei da Montanha é um fragmento de música incidental, composto por Edvard Grieg para a obra de Henrik Ibsen Peer Gynt, que estreou em Oslo no dia 24 de fevereiro de 1876. Esta peça foi finalmente incluída como final da suíte Peer Gynt n.° 1, op. 46.
A obra Peer Gynt de Edvard Grieg é dividida em duas suits:
Peer Gynt - Suite I Op. 46
1. O Amanhecer2. A Morte de Åse
3. A Dança de Anitra
4. No Antro do Rei da Montanha
Peer Gynt - Suite II Op. 55
1. A Abdução (Lamento de Ingrid)
2. Dança Árabe
3. A Tempestade
4. A Canção de Solveig

Aquarela do ilustrador Theodor Kittelsen, de 1913, retratando "Peer Gynt na Gruta do Rei da.
Montanha".




As duas frases do tema, escritas em B menor.

O trecho da suit I, “No Salãodo Rei da Montanha” narra a cena em que Peer entra no salão do rei. O começo da música é calmo, causa uma estranheza, uma desconfiança, mas as coisas estão indo bem. Depois a música começa a ficar um pouco mais rápida, mostrando que a conversa com rei esta ficando cada vez mais tensa, pois o Rei dos Trolls oferece sua filha em casamento e Peer aceita varias das suas imposições e cada vez mais vaiaumentando o tom, e a velocidade, aumento do nervosismo. No final Peer declina e os Troll irritados por Peer ter ofendido a filha do rei ficam nevosos e o persegue. E a música vai numa crescente até se transformar numa fuga desesperada e frenética. E após uma longa fuga, Peer vai para um lado, e para outro, quase é pego mais consegue escapar da montanha.
A música é trabalhada em um único temacom quatro tempos, que vai crescendo, e aumentando a velocidade e o tom. Começa calma e feliz, e ao passar das repetições vai ficando mais rápida e angustiante, causando um suspense. Até ficar muito rápida e agressiva. Tem pausas asperas e energicas até chegar ao fim numa rupstura rápida e brusca.

2. Peer Gynt

Peer Gynt- O Imperador de Si Mesmo é o título da obra teatral de Henrik Ibsen,escrita em 1867, que toma como inspiração historias tradicionais norueguesas.
No entanto, o texto do dramaturgo afasta-se do apelo e apego popular ao jovem ingênuo, sortudo e preguiçoso, como afirmam alguns críticos mais acirrados de Ibsen, o herói nacional da Noruega com os toques de particular ironia, exagerando lhe os defeitos de caráter. Peer Gynt tornou-se mais preguiçoso (e presunçoso),irresponsável, depravado, ardiloso, mercenário: um anti-herói, o avesso de todo homem ideal.

Henrik Ibsen foi um dos principais expoentes do teatro realista moderno. Suas peças causaram espanto e escandalizaram a sociedade de então, pois os valores morais da família e da propriedade eram ainda amplamente aceitos e qualquer contestação poderia ser tida como ofensiva e imoral.

Ato I
Peer Gynt éfilho de John Gynts que outrora foi altamente abastado, mas gastou todo seu dinheiro. John ao ver-se falido partiu de sua fazenda para se torna vendor vagant, deixando sua mulher e seus filhos. Aase, a mãe, queria criar o filho para restaurar a fortuna perdida de seu pai, mas desde cedo Peer é considerado inútil pelos colegas. Ele é um poeta e fanfarrão, ao contrário do jovem norueguês dos contos defadas, o "Askeladden", com quem compartilha algumas características.
Sua mãe despreza-o por sua imaginação fértil, e zomba dele porque estragou suas chances com Ingrid, a filha de um rico fazendeiro. Peer segue para o casamento de Ingrid, previsto para o dia seguinte, porque sente que ainda pode ter uma chance com a noiva. Sua mãe o segue rapidamente para impedi-lo de se envergonharcompletamente.
No casamento, Peer é insultado e causa riso nos outros convidados, especialmente o ferreiro local, Aslak, que guarda rancor depois de uma briga anterior. Mas, durante o casamento, Peer encontra uma família Haugean, recém-chegada de outro vale. Ele imediatamente percebe a filha, Solveig, e pede a ela para dançar. Ela se recusa por causa de seu pai e porque a reputação de Peer o precedeu. Ela...
tracking img