Naíde teodósio

Páginas: 4 (884 palavras) Publicado: 12 de abril de 2011
Naíde Teodósio, símbolo de luta por melhores condições de vida
À médica Naíde Teodósio (1915-2005,) que dedicou a vida à luta por uma sociedade justa e igualitária. No âmbito científico, a Dra.Naíde orientou suas pesquisas para erradicar as desigualdades sociais, com especial enfoque ao combate à desnutrição. Publicou mais de 50 artigos científicos em revistas nacionais e internacionais e fundouo Laboratório de Fisiologia da Nutrição no Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco, hoje Laboratório Naíde Teodósio.

A médica e pesquisadora Naíde Regueira Teodósio, 89anos, viúva, é um exemplo de mulher decidida quando assume uma causa que considera justa.

Na década de 40, ao discordar do Estado Novo de Getúlio Vargas, sofreu discriminação como os judeus: foiproibida de freqüentar os hospitais mesmo sendo estudante de Medicina. Mas, como era funcionária na Assistência aos Psicopatas, conseguiu entrar nas unidades de saúde como exigia a faculdade.

Atualmente,Naíde ainda tem esperança de ver o país com condição de vida melhor para as pessoas mais pobres. “Diante das circunstâncias, hoje vividas no Brasil, minhas expectativas não eram diferentes do queestá sendo realizado pelo governo Lula. Entendo que a situação internacional é complexa e difícil para qualquer país do Terceiro Mundo e a situação interna é na verdade de profunda desorganização do povoque se encontra desmobilizado. Há muita desorganização das contas públicas, da economia e do Governo”, afirma.

Nascida em Sirinhaém, interior pernambucano, de família pobre, Naíde, através doesforço do seu pai, conseguiu estudar internada no Colégio da Sagrada Família, naquele município, que foi, para ela, sua iniciação no mundo da cultura, aprendendo até a falar bem o francês.

Contra avontade do seu pai, resolveu, audaciosamente aos 16 anos, vir para o Recife, a fim de trabalhar e estudar, conduzindo duas irmãs mais novas. Naíde não aceitava casar e ser simplesmente dona-de-casa,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo “Pensar pelo Avesso o Terceiro Setor de Teodósio, Armindo dos Santos”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!