N2 PPROVA

432 palavras 2 páginas
Texto 1:
O povo brasileiro surgiu do encontro entre culturas, mas também do entrechoque entre o português invasor, índios silvícolas e negros africanos, isto é, um novo modelo de sociedade passava a ser edificado.
Texto 2
O caldo de cultura constituinte da nação brasileira, proveniente de tão diversificados ingredientes, é responsável pela construção de uma miríade de signos e simbologias, constituídos ao longo desses (mais de) quinhentos anos em que o nosso povo expressa e manifesta seus sentimentos de dor e alegria, revolta e miscigenação, euforia e sofreguidão, violência e paixão, com que vem enfrentando a luta pela sobrevivência e pela sua afirmação.
Tomando os texto 1 e 2 como referências iniciais, avalie as opções abaixo no que se referem ao processo de formação do povo brasileiro segundo a ótica antropológica de Darcy Ribeiro.
I. O povo brasileiro surgiu somente do encontro harmônico entre as culturas do branco português, negro e índio.
II. O povo brasileiro surgiu do encontro e do entrechoque entre as culturas do branco português, negro e índio.
III. O povo brasileiro, ao constituir-se enquanto uma nova unidade étnica, apresenta heterogeneidade em sua formação societária.
Assinale a alternativa CORRETA: a) I b) II c) III d) I e II e) II e III
0,8 pontos
PERGUNTA 10

O sentido da colonização não é algo homogêneo nas sociedades e que vai metamorfoseando-se e transformando-se de acordo com as conjunturas sociais e históricas. Nessa vertente, Caio Prado Júnior afirma que o “sentido da colonização”, no caso da formação da sociedade brasileira, é estruturado por interesses econômicos do mercado europeu. Identificou que o “sentido da colonização” brasileira é desvendar a formação brasileira desde sua origem até à expansão capitalista na era do Brasil-Colônia e para expressar, também, que entende que o Brasil encontra enormes dificuldades para ir além das características da colônia e estabelecer-se como nação.

Relacionados