Núcleo de apoio a saúde da família-nasf

Páginas: 13 (3112 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2011
1. INTRODUÇÃO

A contribuição da saúde para a cidadania é um grande passo no caminho da construção de práticas de saúde, completas que tenham como mola propulsora a participação social, que as pessoas tenham liberdade de se expressar sobre as suas necessidades, que sejam ouvidas pelos vários profissionais e gestores e que por meio desta relação entre iguais seja possível a qualificação e ofortalecimento da ESF/NASF para a transformação do modelo assistencial em um modelo que cultive e promova saúde, sendo, sobretudo, aceito pelos usuário/famílias e comunidades, deste modo, este estudo objetivou avaliar a inserção do NASF na cidade de Irecê, como forma de fortalecimento para a atenção básica.
As políticas de saúde no Brasil nas décadas de 80 e 90 com as Conferências Nacionais de Saúde;da Constituição Federal de 1988; da instituição do SUS; da criação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde e do Programa atualmente entendido como a Estratégia Saúde da Família, bem como a inclusão do NASF, favoreceram a valorização dos aspectos que influenciam a saúde das pessoas fora do ambiente hospitalar. Desta forma, este papper será discorrido à saúde pública e seus antecedentes noBrasil, a criação do SUS, bem como o PSF e sua extensão o NASF.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 SAÚDE PÚBLICA- ANTECEDENTES NO BRASIL
As análises e discussões sobre os problemas de saúde no Brasil e propostas de alternativas para as falhas da assistência, embora já incidissem anteriormente entre os sanitaristas brasileiros, foram ampliadas a partir da década de 60 e, principalmente, nos anos 70.Naquele período, o quadro sanitário brasileiro dava mostras de agravamento, sendo notavelmente o aumento da mortalidade infantil e a explosão da epidemia de meningite meningocócica. Segundo (Santos, 1985) O Brasil caracterizado (denunciado) como um “vasto hospital” nas primeiras capas dos jornais da época revela a situação sanitária do país nesse período.
O sistema de atendimento, por sua vez, nãorespondia efetivamente aos problemas de saúde da população, caracterizando-se principalmente como curativo e hospitalar, com baixa cobertura e desigualdade de acesso aos serviços, alto custo, baixas produtividade e qualidade, gestão centralizada e descoordenada. Esta foi à herança do modelo instalado na década de 60, onde o segmento privado da saúde foi expandido e privilegiado com financiamentopelo poder público por meio da previdência social, sob a forma de compra de serviços e subsídios à instalação de serviços e equipamentos.
Na década de 70, o Estado autoritário, na busca de legitimação, tentou dar algumas respostas de cunho reformista a exemplo da criação de alguns programas especiais dirigidos a determinados segmentos da população, bem como o Programa Materno-Infantil; expansão daassistência pública à saúde com programas de “medicina simplificada”, como o Programa de Interiorização das Ações de Saúde e Saneamento (PIASS); a instalação de medidas voltadas à reorganização do sistema de saúde, como a Lei do Sistema Nacional de Saúde, a criação do Sistema Nacional de Previdência Social (SINPAS) e, dentro deste, o INAMPS (Instituto Nacional de Assistência Médica da PrevidênciaSocial).
Também na década de 80, as Ações Integradas de Saúde (AIS), seguidas dos Sistemas Unificados e Descentralizados de Saúde (SUDS), também se constituíram em iniciativas para descentralizar a gestão do sistema e articular as diversas instituições públicas que se superpunham e duplicavam na prestação de serviços de saúde.
Os segmentos sociais interessados na questão da saúde, por sua vez,também buscaram se organizar e, no bojo do processo geral de redemocratização da sociedade brasileira que se intensificava nos anos 80, desencadeou-se a discussão envolvendo os diversos profissionais de saúde, organizações populares, intelectuais, universidades, sindicatos e entidades de trabalhadores, parlamentares e partidos políticos, daí o surgimento do “movimento sanitário”. Este processo por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • NASF- Núcleos de Apoio à Saúde da Família
  • Nasf- núcleo de apoio a saúde da familia
  • O SERVIÇO SOCIAL NO NASF
  • nucleo de apoio saude da familia
  • Perfil de atendimento fisioterapeutico no núcleo de apoio a saúde da família (nasf)
  • PERFIL E ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NOS NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA
  • Atuação dos profissionais do núcleo de apoio a saúde da família (nasf), com enfoque ao trabalho do assistente social
  • O Papel do fisioterapeuta no NASF- Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Vitória da Conquista...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!