Nível de acessibilidade de “cadeirantes” nas escolas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO PAULA SOUZA
ETEC “Dr. CELSO CHARURI”
CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA



Cristina de Almeida Bento
Karina Aparecida de Lima Gonçalves













NÍVEL DE ACESSIBILIDADE DE
“CADEIRANTES” NAS ESCOLAS
















CAPÃO BONITO
2011
CENTRO PAULA SOUZA
ETEC "Dr.CELSO CHARURI"
CURSO TÉCNICO EM LOGÍSTICA



Cristina de Almeida Bento
Karina Aparecida de Lima Gonçalves








.




NÍVEL DE ACESSIBILIDADE DE
“CADEIRANTES” NAS ESCOLAS






















CAPÃO BONITO
2011

CENTRO PAULA SOUZA
ETEC “Dr. CELSO CHARURI”
CURSOTÉCNICO EM LOGÍSTICA
















NÍVEL DE ACESSIBILIDADE DE
“CADEIRANTES” NAS ESCOLAS





Resultado:
Nota: ___________________
Data: _____/______/_______Assinatura: ______________




CAPÃO BONITO
2011














































“Dedicamos este Trabalho ao grupo e a todos que apoiaram nossa trajetória.”“Agradecemos a nossa família, que além de ser a razão da nossa existência, sempre foi (e será), um exemplo de coragem, determinação, perseverança, retidão e amor. Agradeçemos também à nossa professora e orientadora Rejane, por sua disposição e paciência, afinal, seu apoio foi fundamental para que nós pudessemos dar continuidade a idéia que tinhamos e a transformasse neste trabalho.”“E a todos aqueles que contribuiram direta ou indiretamente para realização deste trabalho e que por ventura não foram contemplados nesses singelos agradecimentos.”
 









































“As palavras agem sobre as pessoas. Elas podem ou não discriminar. O que dizemosmostra o que pensamos o que agimos. Palavra é ação. Palavras diferentes produzem sentidos diferentes.”- Autor desconhecido.
RESUMO
A acessibilidade é um tema cada vez mais debatido, existem leis e normas que garantem a inclusão de todos os portadores de deficiência na sociedade. O nível de acessibilidade oferecido a cadeirantes nas escolas é escasso, o que denota uma falta de perspectiva deum público desatendido. O objetivo desse estudo foi verificar o nível de acessibilidade de cadeirantes oferecidos por escolas na cidade de Capão Bonito. A pesquisa foi realizada a partir de visitas em duas escolas públicas em dois bairros, e em duas entrevistas feitas com pessoas que necessitam do acesso para se locomoverem. A coleta foi feita através de fotos que comprovando de forma positiva ounegativa o acesso. Baseado nestes dados pode-se concluir que na primeira escola visitada há o acesso e a segunda não. Além disso observamos que não existe uma política de promoção da acessibilidade, tanto em sua edificação quanto no preparo de funcionários atendentes, fazendo com que quando ocorre a situação de um cadeirante freqüentar a escola, o acesso às suas instalações seja improvisado eprecário. Assim o impacto das teorias de inclusão social da Educação Escolar para portadores de necessidades especiais pode ser comprometido devido às restrições ou impedimento para o acesso destes indivíduos à escola e às aulas regulares.


Palavras-chave: acessibilidade, cadeirantes e deficiência.












SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
DEFICIÊNCIA 2
ACESSIBILIDADE E BARREIRAS...
tracking img