Níveis de prevenção em odontologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 27 (6638 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 5 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Níveis de Prevenção

CÁRIE DENTÁRIA
O que entendemos por cárie dentária?
As cáries dentárias são causadas pela decomposição gerada pela ação das bactérias na boca. A parte exterior do dente está coberta por uma camada dura de esmalte, cuja função é proteger os dentes de qualquer agressão externa. Quando esta camada desaparece deixa de proteger o dente e permite que os germes os ataquem. Ascáries ocorrem quando a decomposição atravessa o esmalte e chega à cavidade interior do dente causando dor extrema. As cáries não são perigosas quando tratadas corretamente. Deixar um buraco no dente e o nervo exposto pode provocar uma infecção e até mesmo a perda do dente. Uma infecção não tratada certamente chegará à raiz e ao osso. A cárie dentária é causada pela ação de um ácido (que provem dadecomposição da comida e bebida produzida pela ação das bactérias que habitam na boca), provocando a erosão do esmalte e sua posterior corrosão. Outros fatores que desencadeiam a cárie dentária são a deficiente higiene bucal, a freqüente ingestão de alimentos açucarados, etc. (PACIEVITCH, Thais – 2008).
1) PRIMEIRO NÍVEL DE PREVENÇÃO
- Promoção da Saúde:
• Nutrição adequada: pelo alto grau dedificuldade do pesquisador de implementar e ter um controle sobre a dieta dos indivíduos a serem pesquisados, essa é a estratégia de combate à cárie menos testada. (CHAVES, Sônia Cristina Lima; VIEIRA-DA-SILVA, Lígia Maria - 2002).

• Higiene Bucal: a utilização correta dessa prática é fundamental tanto para a prevenção da cárie como de outras doenças que possam vir a atingir a cavidade bucal. Aeducação para a saúde bucal (que ocorre por meio de sessões educativas, escovação supervisionada ou orientação de controle de placa individual) é a forma mais utilizada de promover a orientação da higiene oral. (CHAVES, Sônia Cristina Lima; VIEIRA-DA-SILVA, Lígia Maria - 2002).

• Ortodontia: o tratamento ortodôntico, sem a devida higienização bucal, pode acabar sendo um fator cariogênico paramuitos indivíduos. Acessórios ortodônticos colados nas superfícies dentárias acabam dificultando a higienização e funcionando como retentores adicionais de placa bacteriana, levando a desmineralizações do esmalte, causando cáries dentárias e gengivites. De fato, usuários de aparelhos fixos são mais vulneráveis à cárie.
Para se prevenir o surgimento de cárie por um tratamento ortodôntico énecessário uma educação em higienização bucal diferenciada para o paciente seguido de um acompanhamento de sua saúde bucal geral, e se necessário interromper o uso do aparelho.
Outra forma de prevenção é não iniciar um tratamento ortodôntico em pacientes que apresentarem alto risco de cárie. (OLYMPIO, Kelly Polido Kaneshiro; BARDAL, Priscila Ariede Petinuci; HENRIQUES, José Fernando Castanha e BASTOS, JoséRoberto de Magalhães - 2006). 
- Proteção Adequada:
• Flúor Sistêmico: o uso sistemático do flúor é usado na prática de saúde pública desde a década de 1970. Foi ampliado e incorporado aos programas de saúde por uma iniciativa de governos que almejavam diminuir os custos com a saúde e em resposta aos modelos socialistas e de bem-estar social europeu que mantinham como prioridade açõespreventivas.
As maiores vantagens de sua utilização é a alta abrangência da população que usufrui de seus benefícios, independente da classe social em que se encontram, e também a redução nos gastos que o governo teria se fosse precisar tratar individualmente cada caso de cárie.
A utilização de flúor sistêmico deve ser controlada em termos de risco/benefício, pois enquanto a subdosagem não trouxerbenefício anticárie, a sobredosagem estará associada com fluorose dental. (VILLENA, Rita S.; BORGES, Denise G.; CURY, Jaime A. - 1996).

• Flúor Tópico: o uso regular doméstico em baixas concentrações (bochechos e dentifrícios) e o uso esporádico de concentrados de flúor na forma de gel ou verniz estão entre os métodos mais empregados na utilização do flúor tópico. Os bochechos fluoretados são...
tracking img