Não concluintes do ensino medio cursarem faculdades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTIGO CIENTÍFICO

NÃO CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO CURSAREM FACULDADE

AUTORES: LEONARDO ARAÚJO, LUCIRENE COSTA, JONATAS RIBEIRO, RÔMULO BARROS

FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS
PRIMEIRO SEMESTRE DE DIREITO NOTURNO
DISCIPLINA DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
ORIENTADO POR PROF. MÁRCIO TREVISAN
JUNHO DE 2008.
RESUMO

Este artigo objetivou pesquisar a posição dos alunos de ensino médio,profissionais do direito e corpo docente de instituições de ensino público e privado, sobre o ingresso de não concluintes do ensino médio em uma faculdade/universidade. Para que as informações obtivessem êxito, foi elaborado um questionário com perguntas objetivas para melhor facilitar as respostas dos entrevistados. Foi constatado que os alunos do 3º ano do ensino médio querem mesmo é pular as etapas,não atentando para com sua formação. O meio jurídico se preocupa com a formação do indivíduo, mas não descarta a possibilidade de pularem etapas. Já o corpo docente presa o ensino e garantem que o aluno tem que passar por todas as etapas gradualmente, sob forma de ter uma melhor preparação para as etapas seguintes.

PALAVRAS-CHAVES: Formação do aluno. Gradualmente. Pular etapas.
ABSTRACTThis article aimed to find the position of students from high school, leading law and faculty of educational institutions in public and private, on the ticket does not concluintes high school in a college / university. To obtain that information success, has drawn up a questionnaire with questions objective to better facilitate the responses of interviewees. It was observed that students from 3years of high school is even want to skip the stages, not to attack with their training. The legal environment is concerned about the training of individuals, but not discard the possibility of jump steps. We have arrested the teaching faculty and ensure that the student has to go through all the steps gradually, in the form of having a better preparation for the following steps.

KEYWORDS:Formation of the student. Gradually. Skip steps.

1. INTRODUÇÃO
Este artigo propõe-se a relatar e mostrar os resultados obtidos através de pesquisas e coleta de dados sobre estudantes não concluintes do ensino médio que ingressam em instituições de ensino superior. Atualmente existem distintas formas de ingresso nestas instituições. Tradicionalmente, o processo seletivo utilizado é o vestibular, econforme Artigo 44, Inciso II da LDB (Leis e Diretrizes de Base) da Educação, que trata dos pré-requisitos necessários para cursar o Ensino Superior, o candidato além de ter sido aprovado no processo seletivo, deverá ter concluído o Ensino Médio.
Todavia, há vários questionamentos com bases legais da viabilização de não concluintes do ensino médio e aprovados no vestibular cursarem a faculdade.Nos termos da CF (Constituição Federal) no Artigo 208, Inciso V, prevê que “O dever do Estado com a Educação será efetivado mediante a garantia de acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um”.
Existem exemplos de situações em que através de decisões judiciais os candidatos aprovados em certame vestibular e não concluintes do EnsinoMédio conseguiram acesso à faculdade/universidade. No estado do Mato Grosso, duas adolescentes, estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio conquistaram este direito que vai de encontro com a LDB. Podemos citar também o exemplo ocorrido no estado de Goiás, onde um garoto de apenas 8 anos de idade passou no exame vestibular para o curso de direito. A universidade, Unip-GO, efetivou até a suamatrícula. A OAB - Ordem dos Advogados do Brasil - interveio no caso, e pediu a imediata intervenção do curso de Direito da Unip junto ao Ministério da Educação (MEC), por considerar que a prova da universidade era de baixo nível intelectual. Por sua vez, a universidade informou que o estudante participou do vestibular na condição de treineiro, e que logo após foi cancelada a matrícula porque ele não...
tracking img