métosos quantitativos uni 5

624 palavras 3 páginas
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
Uma pessoa foi ao dentista e constatou que estava com cinco cáries, cada uma em um dente. Ficou decidido que seria restaurado um dente cada vez que ela voltasse ao consultório. O dentista combinou que marcaria as datas em cinco semanas seguidas, um dia a cada semana. Considerando-se apenas os dias úteis e sabendo-se que, nesse período, ocorreriam, ao todo, dois feriados, em semanas diferentes, o número de maneiras distintas para se programar o tratamento do paciente seria:

Resposta Selecionada:
Corretac.
2.000
Resposta Correta:
Corretac.
2.000
Feedback da resposta:
A maneira mais simples de resolver a questão é se aplicando o Teorema Fundamental da contagem. Não importa em que semanas ocorreriam os feriados: se consideraria as 5 semanas e se multiplicaria a quantidade de opções de dias úteis disponíveis em cada uma delas. Ter-se-ia então: 5 x 5 x 5 x 4 x 4. Os dois últimos valores corresponderiam às semanas com feriados. O resultado é 2.000.

Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Um restaurante oferece 20 tipos de pizza, 10 tipos de salada e 5 tipos de sobremesa. Considere que uma pessoa pretende se servir de: 1 tipo de pizza, 1 tipo de salada e 2 tipos distintos de sobremesa. Quantas opções tem essa pessoa?

Resposta Selecionada:
Corretab.
2.000
Resposta Correta:
Corretab.
2.000
Feedback da resposta:
A maneira mais simples de resolver a questão é se aplicando o Teorema Fundamental da contagem. São 20 tipos de pizza vezes 10 tipos de salada vezes 5 tipos de sobremesas vezes 4 tipos de sobremesa (já que não se pode repetir a sobremesa). No entanto, se escolher sorvete e fruta é a mesma coisa que escolher fruta e sorvete. Significa que cada combinação de sobremesa é repetida 2 vezes e, por esta razão, o resultado deve ser dividido por 2. A resposta é 2000.

Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
Pedrinho precisava inventar uma bandeira para representar seu grupo em um trabalho escolar. Ele criou uma bandeira simples,

Relacionados