Métodologia

3814 palavras 16 páginas
UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE

CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA ELÉTRICA

SANEAMENTO BÁSICO:

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DO SISTEMA MARRECAS

Lages - SC 2014

MAGDA DOTTI PAULO IRAJÁ PERUCHIN

ROBERTA GOMES

RODRIGO MARCELO RICK

SANEAMENTO BÁSICO:

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA DO SISTEMA MARRECAS

Trabalho de apresentado no curso de Engenharia Civil para a disciplina de Introdução a Engenharia da Faculdade de Tecnologia TECBRASIL.

ORIENTADOR: LUIZ HENRIQUE DIAS CORRÊA

Caxias do Sul 2011

DEDICATÓRIA

Dedicamos este trabalho aos professores Luiz Correa e Valter Martins de Vargas que nos ajudaram no desenvolvimento e aos nossos familiares.

RESUMO

Neste relatório será apresentada uma breve história sobre o tratamento de água em Caxias do Sul, desde a primeira estação de tratamento ate as atuais construções que estão sendo realizadas. A primeira estação de tratamento foi construída no século XX e era localiza o Parque Getulio Vargas, conhecido como Parque dos Macaquinhos.

A falta de água potável tornava-se um problema grave e de urgente solução. A população da época contava com aproximadamente 6.000 habitantes, então em 1928 iniciaram-se as operações do Sistema Dal Bó. Mais tarde em 1963 iniciaram-se os estudos que visavam o aproveitamento do manancial do Arroio da Maestra.

Durante o final da década de 70, começaram os trabalhos no Sistema Faxinal e só finalizaram na década de 80. Em 2009 a Prefeitura de Caxias do Sul, juntamente com o SAMAE iniciaram a construção da Barragem e do Sistema de Tratamento de Água do Sistema Marrecas. O novo sistema de abastecimento, que será relatado ao longo, está sendo construído em Vila Seca e beneficiará cerca de 250 mil pessoas, no decorrer do estudo será explicado as etapas necessárias para o

Relacionados