MÉTODO MAITLAND

1025 palavras 5 páginas
MÉTODO MAITLAND
O conceito Maitland é um método fisioterapêutico criado por Geoff Maitland, australiano, que estabeleceu princípios de mobilização e manipulação articulares.
É um método usado para aliviar dores e alongar ou liberar com segurança determinadas estruturas, com objetivo de restaurar os movimentos e a amplitude de movimento normal, melhorando, assim, a função do indivíduo.
É indicado para pacientes com disfunções neuro-músculo-esqueléticas (podendo estar envolvidas as articulações periféricas e/ou da coluna vertebral, além da articulação temporo-mandibular (ATM).
Essas alterações podem gerar dor, parestesia, rigidez, fraqueza, instabilidade articular, perda de controle do movimento, etc.
Maitland ainda considera para tratamento de seus pacientes os conceitos de irritabilidade e não irritabilidade. Pacientes irritáveis são aqueles que apresentam muita dor quando o terapeuta realiza estímulo mínimo, e no início da ADM.
Quando o terapeuta retira o estímulo que provocou o sintoma, a dor custa a passar. Pacientes não irritáveis são aqueles que apresentam muita dor quando o terapeuta realiza estímulo maior, geralmente no final da ADM, e quando o terapeuta retira o estímulo que provocou o sintoma, a dor passa rapidamente. Nesses pacientes a restrição de ADM é maior que a dor.
Apesar de suas técnicas de mobilização poderem ser usadas para tratar disfunções articulares periféricas, são preferencialmente usadas para tratamento de disfunções da coluna vertebral, por meio de quatro graus de mobilização articular, ou pelo grau 5, que consiste na manipulação articular.
Os métodos de avaliação incluem os movimentos passivos fisiológicos ou PPIVMs e os passivos acessórios, também usados para tratamento, usados na coluna (regiões cervical, torácica e lombar), que são PACVP, PAUVP e TVP, descritos a seguir.
Estas são apenas algumas das técnicas descritas por Geoff Maitland.
Graus de Maitland

Fonte:Braga, 2010. PACVP – PRESSÃO VERTEBRAL CENTRAL

Relacionados