Máquina de medir por corrdenadas ( tridimensional)

1896 palavras 8 páginas
Sumário

INTRODUÇÃO 2

OBJETIVO 2

1. Evolução 3

2. máquina de medição por coordenadas e suas características 4

2.1 BENEFÍCIOS DA MMC 6

2.2 APALPADORES 6

2.3 TIPOS DE APALPADORES 8

3. DELIMITAÇÃO DA PESQUISA 10

3.1 DELIMITAÇÃO AO NÍVEL CRONOLÓGICO 10

3.2 DELIMITAÇÃO AO NÍVEL ESPACIAL 12

3.3 DELIMITAÇÃO AO NÍVEL DE ASPECTOS 12

CONCLUSÃO 13

BIBLIOGRAFIA 13

INTRODUÇÃO

O projeto de novas máquinas exige níveis de perfeição cada vez mais altos, tanto no aspecto dimensional quanto no que se refere à forma e à posição geométrica de seus componentes. Ao lado disso, a indústria vem incorporando recursos de fabricação cada vez mais sofisticados, rápidos e eficientes.

Dentro dessa realidade dinâmica, surgiu a técnica de medição tridimensional, que possibilitou um trabalho de medição antes impossível por meios convencionais, ou então, feitos somente com grande esforço técnico e/ou com grande gasto de tempo.

OBJETIVO

ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO MENCIONAR SOBRE A EVOLUÇÃO, CARACTERÍSTICAS E PRINCIPAIS VANTAGENS DE UMA TRIDIMENSIONAL EM RELAÇÃO AOS SISTEMAS CONVENCIONAIS DE MEDIÇÃO.

1. EVOLUÇÃO

A INTENSA AUTOMATIZAÇÃO QUE SE DEU NA PRODUÇÃO NOS ÚLTIMOS 30 ANOS LEVOU A FABRICAÇÃO PARA PATAMARES CRESCENTES DE DESENVOLVIMENTO, E TODOS OS DEMAIS SETORES DO FLUXO PRODUTIVO TÊM SIDO CHAMADOS A ACOMPANHAR ESTE DESENVOLVIMENTO.

Com a automação e a rapidez da fabricação, as atividades de medição também tiveram que se adaptar a essa velocidade e se automatizarem. As peças hoje são fabricadas com uma velocidade muito maior do que antes, além de serem muito mais precisas, geometricamente complexas e variadas.

A evolução no design e a grande diversidade dos automóveis atuais é um exemplo claro desse desenvolvimento.

Nesse panorama as operações de medição manuais perderam espaço para sistemas de medição

Relacionados