mysql

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Reator Uasb – Anaeróbio

Sua coluna ascendente:
Leito de lodo (sludge bed);
Zona de sedimentação (sludge blanket);
Separador de fase (gas-solid separator - GSS );
O separador de fasestrata-se de um dispositivo característico do reator (van Haandel e Lettinga, 1994), com o objetivo de dividir a zona de digestão (parte inferior em que se encontra a manta de lodo responsável pela digestãoanaeróbia) e a zona de sedimentação (parte superior).
A água residuária, que segue uma trajetória ascendente dentro do reator, desde a sua parte mais baixa, atravessa a zona de digestão escoando aseguir pelas passagens do separador de fases e alcançando a zona de sedimentação. Sendo assim, após entrar e ser distribuída pelo fundo do reator UASB, flui pela zona de digestão, onde se encontra oleito de lodo, ocorrendo a mistura do material orgânico nela presente com o lodo.
Sólidos orgânicos suspensos: Ocorre a quebra, biodegradação e digestão através de uma transformação anaeróbia,resultando na produção de biogás e no crescimento da biomassa bacteriana.
Biogás: Segue com o liquido em trajetória ascendente.
No separador de fases, a área disponível para o escoamento ascendente dolíquido deve ser de tal forma que o líquido, ao se aproximar da superfície líquida livre, tenha sua velocidade progressivamente reduzida, de modo a ser superada pela velocidade de sedimentação daspartículas, oriundas dos flocos de lodo arrastados pelas condições hidráulicas ou flotados.
Na parte interna do separador de fases fica a câmara de acumulação do biogás que se forma na zona de digestão.O projeto do UASB garante os dois pré-requisitos para digestão anaeróbia eficiente: a) através do escoamento ascensional do afluente passando pela camada de lodo, assegura-se um contato intenso entreo material orgânico e o lodo e b) o decantador interno garante a retenção de uma grande massa de lodo no reator (van Haandel e Catunda,1995). Com o fluxo ascendente a estabilização da matéria...