Myrtaceae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Divisão celular

Mitose: uma célula da origem a duas outras com o mesmo numero de cromossomos da célula inicial. Relacionada com a reprodução assexuada.
Meiose: uma célula da origem a outras quatro, cada uma com a metade do numero de cromossomos da célula inicial. Relacionada com a reprodução sexuada.

Nos humanos as células que formam o corpo são chamadas de células somáticas e sãodiplóides (2n). As células que se destinam a perpetuação da espécie são chamadas de gametas e são haplóides (n).

MITOSE

Interfase: célula não está se dividindo.
Características: duplicação do DNA, intenso trabalho celular e com grande síntese protéica, grande consumo de energia na forma de ATP, duplicação dos componentes celulares e conseqüente aumento do volume celular.
Etapas:
G1: crescimentocelular devido a produção de proteínas.
S: duplicação do DNA
G2: maior produção de energia (ATP), fase que antecede a mitose.

Mitose (E! equacional): célula se divide em duas. Fases:
Prófase: migração do centríolo, duplicado durante a interfase para os pólos da célula. Ao redor dos dois centríolos começa a se formar uma serie de finos filamentos protéicos conhecidos como áster. A membrananuclear se fragmenta, consequentemente, os componentes do núcleo se misturam com os do citoplasma. O nucléolo se dissolve e o seu conteúdo espalha-se pelo citoplasma. Começa a condensação dos cromossomos que começam a se tornar visíveis individualmente.

Metáfase: A célula não possui mais a carioteca, as fibras do áster já estão formadas constituindo o fuso mitótico. Os cromossomos bem condensadoscada um com duas cromátides-irmãs estão presos ao fuso pelo centrômero e se localizam bem no meio da célula formando a placa equatorial.

Anáfase: ocorre a divisão do centrômero. As cromátides se separam, puxadas pelas fibras do fuso, deslocando-se para os pólos opostos, formando os cromossomos filhos.

Telófase: os cromossomos se desespiralizam, voltando a forma de longos e finos filamentos. Ofuso se desintegra. Em cada pólo forma-se uma nova membrana nuclear ao redor dos cromossomos para a formação de dois novos núcleos. O nucléolo reaparece, por meio da atividade dos cromossomos organizadores de nucléolos. Citocinese ou divisão da célula. Nas células animais a divisão é feita por estrangulamento de fora para dentro (centrípeta). Nas células vegetais devido à presença da paredecelular, é feita pela lamela média, que se forma do centro para a periferia (centrífuga). A lamela média é formada de polissacarídeos secretados pelo complexo de Golgi.

O Fuso ou Aparelho Mitótico
O fuso é formado por microtúbulos de proteínas que se esticam entre os pólos da célula durante a divisão celular. Tipos de fibras:
Polares: dos pólos para o equador da célula.
Cromossômicas: atravessama célula, originadas a partir dos cinetócoros.
Livres: ficam entre os pólos e os cromossomos.
Astrais: ficam ao redor do centríolo (apenas em células animais).

Células animais: astral (com áster) e cêntrica (com centríolo)
Célula vegetal: anastral (sem áster) e acêntrica (sem centríolos)

Meiose (R!)
Tipo de divisão celular que produz células haplóides apartir de células diplóides. –divisão reducional.

Nos animais ocorre durante a gametogênese para formar células reprodutoras: espermatozóides e óvulos
Nos vegetais ocorre durante a formação dos esporos, que são células responsáveis também pela reprodução.

Meiose I ou Reducional – uma célula diplóide origina duas células haplóides, reduzindo o numero de cromossomos a metade.
Meiose II ou Equacional – cada uma das célulashaplóides formadas origine duas outras, porem com o mesmo numero de cromossomos. Isso é possível poruqe o material genético foi duplicado no inicio de todo o processo.

Meiose I
Prófase I: centríolos já duplicados, migram para os pólos e originam-se as fibras do fuso acromático, os cromossomos iniciam a condensação, os nucléolos vão desaparecendo, a carioteca se desintegra. A prófase I está...
tracking img