My life

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 83 (20699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto





Introdução
O breve trabalho retrata da implantação da política de administração da Inglaterra em todas colónias que pôde ter sob o seu domínio, visto que, implementara um sistema de administração indirecta. Tendo o trabalho o seu seguinte espelho, alem de uma breve introdução, tem as causas, a sua administração, as colónias na qual dominou, ate ao seu legado.
A partilha e aexploração de continente africano pelos europeus foram precedidas de viagens de reconhecimento, a partir de 1860, levadas a cabo por missionários e aventureiros patrocinadas por organizações científicas, ou mesmo, humanísticas, onde terão se destacado nessas viagens, por parte da Inglaterra o grande missionário reconhecedor David Livingstone, que entre 1840-1873, percorria o curso do rio Zambeze, o lagoNiassa e a região Tanganhica. Foi nesse contexto que se antevia o que ditaria a realidade nos próximos tempos. O que na verdade terá despertado atenção a Inglaterra de forma que viesse a colonizar e administrar as mesmas terras, embora de uma forma indirecta.
Sistema é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado, que podem também ser, conjunto de órgãos funcionais,componentes, entidades, partes ou elementos e as relações entre eles.
Administração e a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando e usando pessoas de forma a atingir os objectivos almejados, e, e agenciado de uma organização levando em contas as informações fornecidas pelos outros profissionais e também pensando previamente nas consequências de suas decisões.
Sendo queadministração tem como objectivos
 Fixar os objectivos
 Analisar e conhecer os problemas
 Solucionar os problemas
 Organizar e alocar os recursos, tanto financeiros, quão tecnológicos e humanos
 Negociar
 Tomar decisões
 Controlar, mensurando e avaliando.
Colónia era território ocupado administrado por um grupo de indivíduos militares ou por representantes do governo que não pertencia esseterritório (metrópole).



Administração Colonial
Segundo COULON e PEDRO S/D, as potências imperialistas procuraram administrar suas colônias de modo a assegurar o aproveitamento máximo de suas riquezas. A mão de obra nativa foi então colocada a serviço da nação colonizadora, extraindo minérios, trabalhando nas lavouras, construindo pontes, ferrovias, canais e portos, a fim de favorecer oescoamento das matérias primas e dos gêneros agrícolas até os locais de embarque. Esse sistema impedia qualquer possibilidade de desenvolvimento interno das colônias e não levava em consideração as necessidades da população local. Por isso, a violência foi o instrumento necessário usado pelo colonizador para vencer a resistência da população e mantê-la submissa. A administração variou de acordo com ascondições demográficas, culturais e econômicas das regiões ocupadas. Ela podia ser direta, com os funcionários da metrópole substituindo as autoridades locais, ou indireta, utilizando-se das autoridades locais subordinadas a funcionários da metrópole. Os ingleses, geralmente adeptos da administração indireta, conseguiram controlar populações enormes e diferenciadas entre si, aproveitando-se dasInstituições e das lideranças locais. Aqueles que não queriam colaborar eram substituídos. De maneira geral, as colônias podem ser classificadas da seguinte forma.
Territórios da África Tropical
Nigéria, Costa do Ouro (actual Gana), Gâmbia, Serra Leoa, Quénia, Tanganica (actual Tanzânia), Niassalandia (actual Malawi), Uganda, Rodésia do Norte (actual Zâmbia), Rodésia do Sul (actual Zimbabué) eÁfrica do Sul, e as economias de tipo colonial estavam manifestamente em via de formação. Este capítulo pretende analisar a natureza e as principais características dessas economias. Os britânicos, a exemplo dos demais colonizadores, não desenvolveram uma teoria universal do colonialismo que se aplicasse a todos os aspectos da vida em todas as colónias. Jamais definiram qualquer método que se...
tracking img