Musicoterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Musicoterapia é a utilização da música e/ou de seus elementos constituintes, ritmo, melodia e harmonia, por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, em um processo destinado afacilitar e promover comunicação, relacionamento aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender as necessidades físicas, emocionais, mentais,sociais e cognitivas. A musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor qualidade de vida, através de prevenção, reabilitação outratamento.
***********
A musicoterapia é um tratamento alternativo que surgiu em 1944, nos EUA,embora evidências em papiros médicos egípcios datados de 1500 a.C., encontrados pelo antropólogo francês Vlande Petkie no século 19, mencionassem os efeitos benéficos que a música pudesse provocar nafertilização da mulher.

A técnica estuda as reações do indivíduo diante de estímulos sonoro-musicais e tem por objetivo facilitar a comunicação e estimular a relação, motivação e o aprendizagem depessoas ou portadores de deficiências.

A terapia tem sido bastante utilizada em deficientes físicos e mentais, pessoas com transtornos neurológicos (Mal de Parkinson, de Alzheimer, Síndrome deDown), distúrbios da linguagem (dificuldades na fala), surdez e cegueira.

Mas sua aplicação não pára por aí. Segundo especialistas, em mulheres gestantes, por exemplo, os sons estimulam o bebê a sermais criativo e comunicativo após o nascimento. Nas escolas, a musicoterapia ajuda no aprendizado da criança e, em idosos, auxilia no desenvolvimento da valorização individual. Mas há umacontra-indicação para indivíduos com epilepsia musicogênica, ou seja, determinados ruídos ou músicas podem provocar ataques epiléticos.

Nos EUA, estudo da Universidade da Califórnia com vítimas crônicas de...
tracking img