musicoterapia

Páginas: 5 (1139 palavras) Publicado: 29 de julho de 2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho propõe analisar a musicoterapia como estratégia de produção de saúde do trabalhador, em atividade que poderá ser desenvolvida com a equipe profissional da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Metropolitano. A atenção à saúde dos trabalhadores produz novas questões, teórico – conceituais, praticas, éticas e políticas no campo da musicoterapia, que estão ligadas aoterritório do trabalho e suas configurações contemporâneas, ao “ser” trabalhador e a saúde.
A convivência no trabalho reflete as atitudes individuais que estão diretamente implicadas nas atitudes coletivas. Essas atitudes, geralmente, estão relacionadas ao manejo de situações de conflito. Segundo Steinberg (2007), os profissionais que encontram dificuldades para lidar com questões inerentes aqualquer pessoa, como mau humor, irritabilidade, inseguranças, medos de aceitação, são impedidos de tomar qualquer atitude criativa para solucionar o problema. O resultado dessa "inabilidade" em se comunicar de forma produtiva provoca desmotivação, baixa produtividade, estresse e falta de satisfação.

OBJETIVO
Objetiva-se, com esta atividade, perceber a contribuição da musicoterapia na produção desaúde do trabalhador nos aspectos relacionados ao controle do estresse e qualidade de vida dos profissionais participantes.
REFERENCIAL TEÓRICO
1. O ESTRESSE OCUPACIONAL
Segundo Dolan (2006), o estresse é uma "reação inespecífica a todas as exigências feitas". Pode ser visto como um estímulo que age sobre o indivíduo e o induz a uma reação tensa; uma reação fisiológica ou psicológica ou umaconseqüência da interação entre estímulos ambientais e reações do indivíduo. Os primeiros estudos sobre estresse tentavam descobrir uma origem comum, porém, hoje, admiti-se que o estresse tem sua origem em uma série de fatores que agem juntos, ou seja, um conjunto de estímulos multifatoriais.
Mais especificamente, o estresse em ambientes de trabalho é denominado estresse ocupacional. Esse,segundo Dolan (2006), é definido como um "processo em que a pessoa percebe e interpreta seu ambiente de trabalho em relação à sua capacidade de tolerá-lo".
O estresse ocupacional é ocasionado por estressores advindos do ambiente de trabalho, os quais podem abranger sobrecarga nas jornadas de trabalho, ruídos, conflito e ambiguidade de funções, discrepância nos objetivos profissionais, pressões dogrupo, estrutura hierárquica, riscos à saúde do trabalhador, inter-relacionamento com superiores, colegas e subordinados, ausência de infra-estrutura, insegurança em relação ao emprego, dentre outros fatores.
Assim, são feitas algumas intervenções nos ambientes de trabalho com o intuito de prevenir ou reduzir o estresse dos trabalhadores, como avaliação sistemática dos níveis de estresse, rodízio defunções, melhoria nas condições físicas do trabalho, investimento pessoal e profissional dos funcionários, atividades de lazer, esporte e cultura, ginástica laboral, palestras e campanhas sobre fumo, bebidas, doenças originárias do trabalho, postura corporal, hábitos alimentares e exames médicos.
Nesse aspecto, a Musicoterapia se insere como uma prática focada em melhorias no ambiente detrabalho, na prevenção de doenças ocupacionais, como o estresse, e na promoção de saúde.
2. MUSICOTERAPIA E SAÚDE DO TRABALHADOR
De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil (2001), a assistência ao trabalhador tem sido desenvolvida em diferentes espaços institucionais, com objetivos e práticas distintas. A atenção à saúde do trabalhador compreende uma equipe multiprofissional com um enfoqueinterdisciplinar. Na década de 80, passou a ser instituído na rede pública de serviços de saúde um novo modelo de atenção à saúde do trabalhador, como parte do movimento da Saúde do Trabalhador.
A música tem um papel importante na vida moderna, quando as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a sobrevivência e em acompanhar a velocidade com que os acontecimentos ocorrem e cada vez menos estão em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Musicoterapia
  • musicoterapia
  • Musicoterapia
  • Musicoterapia
  • Musicoterapia
  • Musicoterapia
  • Musicoterapia
  • Musicoterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!