Musicoterapia no ambito escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 51 (12533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O tema deste trabalho surgiu pelo interesse em trabalhar com deficiências, especialmente com a deficiência mental, e também pela oportunidade de desenvolver um trabalho junto à instituição “EMEE Fausto Nogueira”, em São Simão, onde foram coletados os dados.

A avaliação a percepção do desenvolvimento durante a fase de lactente é muito importante , merecendo sempremuita atenção.

Na criança especial, o objetivo desta observação é poder, facilitar e sistematizar, através da identificação e da interpretação, o desenvolvimento psicomotor do lactente. Todo o desenvolvimento aqui é de grande importância, não somente para aquisição de habilidades, como também para possibilitar ao deficiente um melhor convívio social.

Partindo das teoriasde Piaget, Wallon, Vítor da Fonseca e Gesell & Armatruda, pode-se constatar que todo desenvolvimento psicomotor, durante a fase de lactente, está relacionado ao movimento e ao relacionamento que este desenvolve com o meio. Nesta fase, é relevante o fato de que a maior parte dos movimentos realizados pelo lactente são espontâneos, devido aos reflexos da própria fase.

Em estudosfeitos sobre o ritmo[1], pude confirmar o quanto o ritmo é algo vivo , espontâneo e que proporciona, com facilidade, o movimento.

Relacionando a teoria do desenvolvimento psicomotor, dos movimentos espontâneos com os recursos musicoterápicos, pude perceber o quanto o ritmo auxiliava os clientes, neste tipo de tratamento.

Os atendimentos ocorreram em settings[2] diferentes,em tamanho e recursos disponíveis, com a intenção de demonstrar se essa diferença poderia vir a interferir de alguma forma no tratamento, e como o Musicoterapeuta pode desenvolver o mesmo trabalho com diferentes recursos.

O projeto piloto foi desenvolvido tendo como objetivos:

Geral: Investigar a interferência de diferentes modelos de setting musicoterápicos nodesenvolvimento psicomotor de um deficiente mental.

Específicos:

- Conhecer a evolução do desenvolvimento psicomotor durante o período de estudo de caso;

- Como o Musicoterapeuta poderia utilizar-se dos recursos disponíveis para a realização de um trabalho direcionado ao desenvolvimento psicomotor, através do ritmo;

- Comparar os tempos despendidos, nos diferentes settings,para a aquisição das habilidades psicomotoras;

- Verificar a influência da técnica no desenvolvimento psicomotor.

Durante o primeiro capítulo, serão abordados os principais aspectos do desenvolvimento psicomotor normal e deficiente, os aspectos da deficiência mental e como a Musicoterapia promove o desenvolvimento psicomotor.

No segundo capítulo, são apresentadosestudos de cinco casos e uma descrição de suas patologias.

O terceiro capítulo é uma descrição e análise dos casos.

1. Aspectos do desenvolvimento psicomotor e da deficiência mental

1.1 Desenvolvimento Psicomotor

O desenvolvimento psicomotor é de grande importância para o lactente[3] pois é durante esta fase que a criança deixa de ser um sertotalmente dependente de outro ser (movimento espontâneo), e passa a obter coordenações neuromotoras essenciais (movimento consciente), como andar e correr. Para que se possa entender esta transição entre o movimento espontâneo e o movimento consciente, é preciso saber o que é o desenvolvimento psicomotor e seus principais aspectos.

Segundo Vítor da Fonseca (1995), o ser humano éextremamente sensível aos efeitos do meio durante o período da primeira infância, em que ocorrem as mudanças de crescimento mais extraordinárias. A estimulação, aqui, representa o alimento do organismo, no plano afetivo e cognitivo, e no plano nutricional. É nos primeiros anos que a mielinização se opera, as redes neuronais crescem e se estruturam, os processos de informações visuais, auditivas e...
tracking img