Musicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EDILENE COSTA KÉRINA BENTES

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE 03 A 05 ANOS PORTADORAS DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (D. M.) NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Belém – Pará Universidade da Amazônia 2001

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE 03 A 05 ANOS PORTADORAS DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (D. M.) NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Edilene AndradeCosta Kérina Bentes Lobato

Avaliado por:

__________________________ Celso Michiles Barreto

Data: ___ / ___ / ___

Belém – Pará Universidade da Amazônia

2001

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE 03 A 05 ANOS PORTADORAS DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (D. M.) NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Edilene Andrade Costa Kérina Bentes Lobato

Trabalho de conclusão decurso apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro Ciências Humanas e Educação da UNAMA, como requisito para obtenção do grau em Pedagogia, com habilitação em Supervisão Escolar, orientado pelo professor Celso Michiles.

Belém – Pará Universidade da Amazônia 2001

2

“Estar deficiente não significa ser ineficiente”

Featherstone

DEDICATÓRIA

A toda minha família, em especial meuspais, irmãos e aos meus amigos pelo incentivo e pela força. Kérina Bentes

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho de conclusão de curso à Kérina Bentes, que se dedicou com muito carinho para a perfeição deste trabalho. Edilene Costa

AGRADECIMENTO

A Deus pelo Dom da vida. Aos meus pais, pelo apoio e paciência. Ao meu orientador, pela ótima orientação. Aos professores e alunos que nos receberammuito bem para realizar nossa pesquisa. Kérina Bentes

AGRADECIMENTO

Agradeço primeiramente à Deus que me permitiu concluir este trabalho e aos meus familiares pelo apoio.

Edilene Costa

RESUMO
Este estudo tem como objetivo identificar como se dá o processo de desenvolvimento cognitivo de crianças de 03 a 05 anos portadoras de necessidades educativas especiais ( D. M. ) na EducaçãoInfantil. Nesta pesquisa adotou-se o método descritivo qualitativo com a realização de entrevistas através de questionários para um professor e aos alunos através da observação seguida dos relatórios diários. Verificamos que é preciso ter sempre em mente que a aquisição do conhecimento dá-se por um processo de construção e não pela mera absorção de informações. Sendo assim, é indispensável que aatitude do professor seja a de encorajar a criança portadora de necessidades educativas especiais (D. M.) a buscar ele próprio suas respostas, a construir o conhecimento. Situações significativas devem ser sempre colocadas para a criança de modo que este sinta-se desafiado a refletir e buscar fontes de satisfação daquela necessidade, ou formas de solucionar a situação. O trabalho do professorconsiste, assim, em criar situações que venham a gerar conflitos cognitivos, que, por sua vez, desencadeiem na criança portadora de necessidades educativas especiais (D. M.) o processo de busca pela equilibração, indispensável para a construção de novas estruturas. Além do mais, todo o trabalho pedagógico deve levar em conta que não se queimam etapas de processo de desenvolvimento e que as atividadesrequeridas somente têm razão de ser se vierem representar “passos dados” nesta longa caminhada.

SUMÁRIO
CAPÍTULO I INTRODUÇÃO ................................................................................................... 01 1.1 – JUSTIFICATIVA ........................................................... ............................. 01 1.2 – SITUAÇÃO PROBLEMA........................................................................... 03 1.3 – OBJETIVOS .................................................................................................. 03 1.3.1 - Objetivo Geral ........................................................................................... 03 1.3.2 - Objetivo Específico .................................................................................. 04...
tracking img