Musicas na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHANDO OS DIREITOS DAS CRIANÇAS NUMA SALA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
SARAVALI, Eliane Giachetto - UNITRI
GT: Educação da Criança de 0 a 6 anos / n.07
Agência Financiadora: CAPES

Nos tempos atuais, o debate sobre direitos humanos ampliou-se. A exposição da violência mundial, das questões sociais, dos discrepantes níveis de oportunidades entre os indivíduos do nosso planeta, do terrorismoetc. vem acirrando as discussões em torno do tema.
O debate, quase que inevitavelmente, traz para a mesa de discussões o papel da educação e da escola neste processo, principalmente no que se refere a como estas questões podem ser trabalhadas no cotidiano escolar. O processo de transformação da sociedade deve buscar o reconhecimento e a prática dos direitos humanos visando a solução dosproblemas acima apontados.
Nos Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 1998), observamos que a criança tem o direito de brincar, de ser cuidada e educada por profissionais comprometidos com o desenvolvimento infantil e com o respeito aos direitos das crianças. Isso nos remete a dois pensamentos de Faria (1999) sobre a educação infantil, no primeiro deles a autorafala da creche e aqui vamos considerar a pré-escola também, ou seja, a educação infantil, como um lugar "... onde se torna criança, onde não se trabalha, onde se pode crescer sem deixar de ser criança, onde se descobre (e se conhece) o mundo através do brincar, das relações mais variadas com objetos e as pessoas, principalmente entre elas: as crianças." (p.72). O outro pensamento que queremosdestacar refere-se ao adulto que trabalha, direta ou indiretamente, nesse espaço: "... ele precisa aprender esta profissão de professora de criança pequena: professora de creche, professora de pré-escola." (p.76).
Respeitar a criança e os seus direitos, bem como tornar possível esse espaço e esse profissional que Faria aponta, implica também em saber ouvir os pequenos: seus desejos, seu medos,angústias, sonhos etc. Para tanto, é importante que a escola e o professor estejam abertos para isso.
Quando ouvimos nossos alunos, podemos obter informações preciosas sobre seus sentimentos, percepções, concepções que muito podem nos auxiliar no processo de interação entre educador e criança.
Ao falarmos em direitos das crianças, pensamos sempre sobre como o Estado, as leis e os homens(adultos) precisam efetivamente garantir que estes direitos sejam respeitados.
Nesse trabalho, que constitu-se numa pesquisa de mestrado, buscamos compreender e ouvir o que as crianças pensam/sabem sobre seus direitos, bem como criar atividades e situações didáticas que permitam ao educador trabalhar com questões tão complexas. Nossos questionamentos se direcionaram no seguinte sentido: Como ascrianças podem conhecer os seus direitos? Elas os conhecem? Que idéias têm a respeito disso? Como podemos explorar tais questões em sala de aula?
Nosso referencial teórico está baseado nas pesquisas sobre construção do conhecimento social segundo o enfoque piagetiano.
A epistemologia de Jean Piaget (1896-1980) teve por objetivo estudar como as pessoas adquirem o conhecimento e, nessesentido, como ocorre a passagem de um nível de conhecimento mais elementar para outro nível mais avançado. Os resultados desta busca apontam para a defesa da construção do conhecimento. Essa construção é individual e consiste em reelaborações e reorganizações internas que realizamos a partir de nossas interações com o meio.
Em mais de seis décadas de pesquisa, Piaget investigou e demonstrou essaconstrução e evolução no que se refere a diferentes noções, como por exemplo número, espaço, tempo, causalidade e diversos temas, sobretudo relacionados ao pensamento físico e lógico-matemático. Seus trabalhos possuem poucos estudos referentes à construção de noções sociais (Enesco et al, 1995).
Entretanto, pesquisadores piagetianos preocuparam-se com estas questões e adotando o referencial...
tracking img