Musicalização na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (630 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Fabíola Uchôa Rodrigues e SilvaLeidiana Sales de Souza Castro[1]


A musicalização poderá contribuir para o desenvolvimento infantil nos aspectos cognitivo, linguístico,psicomotor e sócio afetivo, tendo como objetivo a formação dos indivíduos enquanto seres sociais. A música é um recurso pedagógico interessante e motivador para ser utilizado em sala de aula, por meio dele, oprofessor pode desenvolver. Pois, além do pensar metafórico exigido pela interpretação, a reflexão sobre temas variados privilegia o conteúdo das disciplinas escolares.
Para Jeandot(2002) a receptividade à música é um fenômeno corporal em que a criança tem o acesso antes mesmo do nascimento, através do ritmo do pulsar do coração da mãe, e logo após o nascimento com o acalantomaterno. Músicas cantadas por outras pessoas e sons produzidos por objetos, proporcionam, então, o contato com o universo sonoro. Percebe este contato no gorjear e cantar do bebê, onde experimenta ossons que conseguem produzir com a boca. Com a criança no ritmo marcado no movimento que faz com as pernas, palmas, sapateados, conhecimentos esses que são construídos na relação entre gestos e sons, aocantar, imitar, dançar, repetir e interagir rapidamente com esse mundo sonoro que é onde tudo começa na música.
A autora (2002) adverte que a criança possui uma noção instintiva deritmo, mas no início não tem domínio por falta de maturação de seu sistema nervoso que a impede de estabelecer as coordenações neuromusculares necessárias. Experiências demonstram que, desde a idade de 1ano a música desperta o bebê a se balançar, mesmo sem sincronia entre o ritmo e música, pois geralmente essa sincronia ocorre por volta dos 3 ou 4 anos. Por esse e outros motivos a psicologia...
tracking img