Musica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A formação do cidadão hoje precisa acompanhar as transformações sociais, políticas e econômicas para conviver com a complexidade do mundo moderno. Com a nova Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoNacional (LDB nº 9394/96), através da qual a Educação Infantil recebeu destaque, inexistente nas legislações anteriores, impôs-se a necessidade de se estabelecer critérios com vistas a assegurar aqualidade dos serviços prestados. E, sem dúvida, compete à educação acompanhar o desenvolvimento do país e se adequar as suas exigências, sob pena de deixar de exercer sua principal função de preparar oeducando para a vida. A esse respeito, SOUZA apud HANNAH ARENDT 2003 p. 136 nos diz:

A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumir a responsabilidade por ele, e, comtal gesto, salvá-lo da ruína que seria inevitável, não fosse a renovação e a vinda dos pequenos e dos jovens. A educação é, também, onde decidimos se amamos nossas crianças o bastante para nãoexpulsá-las de nosso mundo e abandoná-las a seus próprios recursos, tampouco arrancar de suas mãos a oportunidade de empreender algo novo e imprevisto para nós, preparando-as, em vez disso, com antecedência,para a tarefa de renovar um mundo.


Entretanto, o momento histórico e social mudou, e isso precisa necessariamente ter repercussão nas escolhas que o educador faz em sua ação pedagógica. Vivemosmúltiplos tempos: tempos de ser, tempos de ter, tempos de escolher, tempos de buscar. Criamos diversos espaços para viver estes novos tempos. Espaços para estudar, espaços para brincar, espaços paramudar. As instituições educativas precisam acompanhar esses novos espaços e tempos repensando sua função e suas práticas, com um novo olhar sobre os diversos contextos.
Nesta perspectiva, nosso maiordesafio é efetivar uma prática pedagógica na quais as crianças sejam respeitadas nas especificidades de suas faixas etárias.
Neste sentido, concordamos com Snyders (1993, p. 29):

Eu gostaria de...
tracking img